O mercado de games está passando por uma fase complexa, com os jogos ficando cada vez maiores, mais realistas e, consequentemente, mais caros. Ao mesmo tempo, jogos consolidados e com ecossistemas online movimentados, como Fortnite e Roblox, dominam a atenção de muitos jogadores e se tornam “lugares confortáveis” para quem joga.
Esses padrões acabaram causando certo cansaço em alguns jogadores, o que ganhou popularidade na internet com o termo Síndrome do PC Gamer. Atualmente, vivemos cercados de inúmeros jogos, que oferecem cada vez mais conteúdo e possibilidades, mas isso pode acabar fazendo a vontade de jogar diminuir ou ir embora por completo.
Trabalhando com games diariamente, vez ou outro me vejo nesse dilema. O que jogar primeiro? Qual jogo merece meu tempo livre? Quais games eu consigo encarar por completo na correria do dia a dia?
Enquanto eu aproveitava o mundo aberto gigante de Mafia no Xbox Game Pass e os diversos estímulos mentais da nova temporada de Fortnite, um jogo simples acabou passando por aqui e roubando minha atenção: Mika and The Witch’s Mountain.
Uma bruxa (e um game) em crescimento
Produzido pelo estúdio Chibig, Mika and The Witch’s Mountain é um projeto que ganhou vida graças ao auxílio de financiamento coletivo e promete uma experiência simples e direta de gameplay. O jogador assume o papel de uma aprendiz de bruxa que precisa fazer entregas em um pequeno vilarejo, com claras referências ao filme Serviço de Entregas da Kiki, do Studio Ghibli.
A história começa com a personagem chegando em sua escola de magia e passando pelo seu primeiro teste: a professora joga a pupila de um penhasco com o desafio dela voltar lá para cima. A vassoura da protagonista acaba quebrando e ela precisa trabalhar como entregadora para comprar um equipamento melhor e finalmente concluir o desafio.

Bruxa aprendiz precisa trabalhar para voltar para a sua escola
Fonte : Steam
Enquanto realiza entregas, o jogador vai conhecendo o belo mapa do game e também os moradores locais. Assim como o filme que claramente inspira o jogo, Mika and The Witch’s Mountain entrega uma história de crescimento que pode ser interessante para públicos mais jovens, mas não espere nada de extraordinário vindo do game.
Enquanto a proposta da história é boa e o jogo conta com diversos personagens com ótimo design, a narrativa não é tão aprofundada, apesar de trazer certas escolhas. Na grande maioria do tempo, a narrativa só está ali para justificar a movimentação pelo mapa.
Como o jogo está em acesso antecipado no PC, é válido notar que o título também está em “crescimento”. Tanto a história quanto a jogabilidade deixam pontas soltas e espaços para melhorias, que já foram prometidas para o futuro.
Gameplay simples e relaxante
Quando o assunto é jogabilidade, Mika and The Witch’s Mountain entrega uma experiência de gameplay divertida, bem desenhada e concisa, o que me agradou bastante. O jogo se passa em um mapa aberto, mas que é pequeno e pode facilmente ser decorado pelo jogador durante a jogatina.
A progressão também não tem muitos rodeiros: você recebe um cartão de entregas a cada dia jogado e também precisa encontrar pacotes perdidos pelo mapa e devolvê-los aos moradores. Enquanto as tarefas são mais complexas no primeiro dia, quando sua vassoura ainda é bem limitada e você mal conhece o mapa, o gameplay de voar e realizar as entregas fica delicioso com o passar do tempo.

Mika possui um gameplay simples e relaxante
Fonte : Mateus Mognon
A ausência de um minimapa acaba você fazendo abrir o menu principal com frequência, o que acaba sendo irritante no começo. No entanto, depois que você “pega o jeito” dos locais e começa a conhecer a comunidade da ilha, tudo fica mais fácil, divertido e familiar.
Toda a experiência é livre de combates ou grandes conflitos. O grande desafio do jogo é descobrir as melhores rotas para entregar os pacotes, que podem ter alguns dificultadores como fragilidade ou fraqueza contra água, por exemplo. No entanto, a natureza simples do gameplay torna o jogo uma ótima pedida para quem está começando nos games ou simplesmente busca uma experiência relaxante de gameplay.