CARLOS HONORATO (PONTOFINAL@CARLOSHONORATO.COM.BR) –
Um relatório da Internacional Global Witness mostra que três grandes empresas de carne bovina – JBS, Marfrig e Minerva – compraram gado de 379 fazendas que participaram do desmatamento de uma área de 202 quilômetros na Amazônia. A impressão que se tem é que as empresas não estão monitorando seus fornecedores, algo em torno de 4 mil fazendas no Pará. Será que os órgãos fiscalizadores do Ministério do Meio Ambiente já estão investigando o assunto? Hora de punir os agentes do desmatamento. Parece que o governo ainda não descobriu que a Amazônia só tem valor com a floresta em pé.
Ameaçado
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, anda meio silencioso e sumido da mídia. Ao reaparecer falando do tal Renda Cidadã foi ameaçado de demissão pelo presidente Bolsonaro de quem é o grande defensor dentro do governo. Pessoas próximas dizem que o ministro não pedirá demissão.
Igrejinha
Alguns políticos dizem que o chamado esquema das “rachadinhas” virou uma espécie de “igreja”. O preferido de Bolsonaro para o lugar de Rodrigo Maia na presidência da Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira (Progressistas), chegou a ter um rendimento de R$ 500 mil quando era deputado estadual em Alagoas. É o que diz a PGR.
Marcha pela vacina
Ainda sem qualquer garantia, o governador de São Paulo, João Doria, que sonha com o Planalto em 2022, sobe no palanque para dizer que a vacinação no estado começa em janeiro de 2021. Do outro lado, já tem gente apostando numa espécie de “marcha pela vacina” no Brasil. Sem pressa, o governo Bolsonaro fala em vacinação a partir de março de 2021.
CDDF, uma boa ideia
Com boas ideias e um exército de colaboradores, o Conselho de Desenvolvimento do DF e Entorno (CDDF) já é uma realidade e vem desenvolvendo inúmeros projetos. Funcionando há mais de um ano como se fosse uma organização não governamental, o conselho já atua em várias cidades do Entorno e conta com 1.300 integrantes, divididos em conselhos em todas as cidades do DF. “A ideia é ajudar setores da população que muitas vezes não são alcançadas pelas políticas oficiais”, explica o presidente do CDDF, Eugênio Piedade.
Fora
O ex-juiz Sérgio Moro está de malas prontas para os EUA onde vai trabalhar na consultoria Alvarez & Marsal, que trabalha para empreiteiras que quebraram com a Operação Lava Jato. O projeto político está cada vez mais distante. Moro já chegou a dizer que candidatura em 2022 era coisa do passado.
Movimento
Os senadores Humberto Costa (PT-PE e Otto Alencar (PSD-BA) lideram um movimento para reincluir 29 personalidades negras retiradas da lista de notáveis da Fundação Palmares. A medida incompreensível foi mais um ato do presidente Sérgio Camargo, protegido de Jair Bolsonaro.
Guará
O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) apresentou projeto para regulamentar a concessão de uso de terrenos contíguos às lojas no Guará. Na quinta-feira, o tema foi objeto de audiência pública remota na Câmara Legislativa do DF.
Material escolar
O Cartão Material Escolar (CME), que beneficia 106 mil alunos de baixa renda, terá um orçamento de R$ 31 milhões em 2021. A boa notícia foi dada pelo subsecretário de Educação Básica do DF, Tiago Cortinaz, durante uma audiência remota promovida pela deputada distrital Jaqueline Silva (PTB).
Olhos D´Água
O prefeito reeleito de Alexânia (GO), Allysson Silva Lima (Progressistas), tem grandes desafios pela frente. Um deles é ajudar o charmoso e esquecido distrito de Olhos D´Água. A localidade não dispõe de rede de telefone celular, o que prejudica o comércio pela falta de “maquininhas” de pagamento. Outro gargalo é o fornecimento de energia por parte da Enel, que sofre de constante instabilidade, além de caro.
Transição
Até a próxima segunda-feira deverão ser indicados os nomes para a Comissão de Transição da equipe do prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB). Entre os cotados estão Agenor Mariano e o vice-prefeito Rogério Cruz (Republicanos). O atual prefeito Iris Rezende já definiu os nomes da atual administração e publicou no Diário Oficial do Município.