O Plano Piloto completou 114 dias sem chuvas nesta terça-feira (8/9) e ultrapassou o período de estiagem de 2019. Monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que, no ano passado, a região ficou 113 dias sem registros de precipitações. Informações do G1.
Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, explica que, em 1963, o Plano Piloto permaneceu 164 dias sem precipitações, maior período de estiagem registrado na história da capital. “Foram seis meses sem chuvas, de maio a outubro. Espero que isso não aconteça esse ano”, aponta.
Em outras estações meteorológicas, como Águas Emendadas e Paranoá, houve registro de chuvas em 25 de maio passado – há 105 dias. Conforme o Inmet, a tendência é de que este ano a seca continue, pelo menos, até 20 de setembro.
Alerta
O Distrito Federal está em estado de alerta devido ao tempo seco. Nesta terça-feira (8), a umidade relativa do ar chegou a 20% no Plano Piloto e a 15% no Gama. De acordo com o Inmet, os baixos níveis significam “perigo potencial”.
Andrea Ramos explica que durante o tempo seco, há riscos para a saúde e maiores chances de queimadas. “A instrução é beber bastante água, evitar exercícios ao ar livre e, caso aconteça alguma situação de perigo, é necessário ligar para a Defesa Civil ou para o Corpo de Bombeiros”, alerta.
Durante a madrugada desta terça, os termômetros registraram 14°C e chegaram a 32°C no período da tarde, momento mais quente do dia. O céu permaneceu claro e com poucas nuvens, a mesma tendência dos próximos dias.
Nesta quarta-feira (9), a umidade relativa do ar pode variar entre 70% e 20%. Já a temperatura deve ficar entre 14°C e 32°C, segundo o Inmet.
Orientações
Com o estado de alerta, a Defesa Civil faz uma série de orientações para minimizar os impactos da baixa umidade relativa do ar. São elas:
- Lavar as mãos com frequência
- Usar máscaras de proteção facial
- Evitar aglomerações
- Manter a hidratação
- Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento
- Usar chapéus e óculos escuros para se proteger do sol.
- Evitar queima de lixo que podem provocar incêndios







