MP-RJ pede condenação de Thor Batista por atropelamento

O Ministério Público do Rio de Janeiro pediu a condenação do empresário Thor Batista por atropelar e matar o ciclista Wanderson Pereira dos Santos, 30 anos, em março do ano passado. O despacho da promotora Patrícia Oliveira Souza requereu que a pena do empresário seja convertida em prestação de serviços por um ano e que ele pague uma multa de R$ 1 milhão para uma instituição hospitalar para vítimas de acidentes de trânsito.

A decisão é da semana passada, mas só foi divulgada nesta quarta-feira. De acordo com a promotoria, Thor é responsável pelo crime de homicídio culposo (quando não há intenção de matar). Se a Justiça aceitar a denúncia, a instituição ajudada será escolhida com base em critérios legais.

O acidente

No dia 17 de março de 2012, o filho de Eike voltava de Petrópolis em seu Mercedes-Benz SLR McLaren prata, quando atingiu o ajudante de caminhão Wanderson Pereira dos Santos.

De acordo com a denúncia, Thor agiu de forma imprudente ao dirigir o veículo em velocidade incompatível com a pista, conforme laudo pericial. Foi demonstrado que o veículo trafegava pelo menos a 135 Km/h, enquanto a velocidade máxima permitida no trecho é de 110 Km/h.

Ainda segundo a denúncia, Thor ultrapassou um ônibus da empresa pela faixa da direita e, em seguida, momentos antes de atingir a vítima, repetiu a manobra irregular ao ultrapassar outro carro. Thor estava habilitado para dirigir desde dezembro de 2009.

O Instituto Médico Legal (IML) apontou que o ciclista havia ingerido bebida alcoólica antes do acidente: foi detectada concentração de 15,5 dg/l (decigramas por litro) de álcool no sangue da vítima.

A perícia listou seis indicadores que atestariam a velocidade mínima de 135 km/h da Mercedes no momento do atropelamento: a violência com que o pé da vítima foi amputado pelo impacto; a grande distância percorrida pelo corpo após a colisão; o carro ter parado alguns metros à frente da vítima; a bicicleta ter sido encontrada quase em frente ao corpo da vítima, mas no lado oposto da pista; os dados técnicos do veículo; e “a aplicação das leis físicas oriundas da mecânica newtoniana”. Portal Terra.

 

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore