O governo do Distrito Federal anunciou na manhã desta terça-feira (7) a convocação de mais 14.187 pessoas para o programa habitacional Morar Bem. Deste total, 10 mil pessoas se candidataram individualmente e 4.187 por meio de cooperativas e associações. Esta é a quarta chamada do ano. Veja lista.
Ao todo, o programa tem 375 mil inscritos. A Secretaria de Habitação informou que desde o início do Morar Bem, 94.713 pessoas foram convocadas, 36.575 habilitadas e apenas cerca de 4 mil estão efetivamente morando em uma residência adquirida pelo programa.
Durante o anúncio, o governador Agnelo Queiroz afirmou que devem ser construídas 100 mil moradias pelo programa, em parceria com o governo federal, mas não soube dizer o prazo para o término de todos os conjuntos habitacionais. “Depende do tamanho do projeto. Na medida que vai sendo concluído, nós vamos entregando.”
Além de publicada no site do programa, a lista vai ser disponibilizada no Diário Oficial desta quarta (8). Os convocados devem seguir o cronograma de acordo com a ordem de classificação, que, ao todo, vai do dia 3 de junho a 9 julho. As pessoas chamadas individualmente devem comparecer ao núcleo de atendimento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), no edifício Embaixador, na quadra 4 do Setor Comercial Sul, das 8h às 16h. Quem se inscreveu por entidades, deve ir ao atendimento da Codhab no edifício Sedhab, na quadra 6 também do Setor Comercial Sul.
Pessoas com deficiência devem comparecer ao posto da Codhab na Estação 114 Sul do Metrô, das 8h às 17h, segundo a ordem de classificação.
Os contemplados terão o prazo de 45 dias a partir da data publicada no edital, conforme colocação na fila da casa própria, para se habilitarem. Se não forem à Codhab dentro da data estipulada, há o risco de ser desligado da convocação. No momento da habilitação, a pessoa poderá escolher entre três empreendimentos oferecidos pelo governo. A relação de todos os documentos que devem ser levados na Codhab também podem ser vistos no site do programa.
A colocação na fila segue uma série de critérios sociais. Os mais importantes, segundo a Secretaria de Estado de Habitação Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), são o número de dependentes, a renda familiar de até 12 salários mínimos e o tempo de residência no DF, que deve ser superior a 5 anos.
O candidato também não pode ter possuído imóvel em seu nome e ter mais de 18 anos. Quem estiver habilitado ainda deverá se submeter a análise de crédito nos bancos conveniados. (G1)