Agnelo Queiroz inaugura exposição JK e o Brasil Campeão

Com a presença do governador Agnelo Queiroz, do vice Tadeu Filippelli e de secretários do GDF, o Memorial JK inaugurou, ontem, dia 21 de Abril, a exposição JK e o Brasil Campeão, uma viagem no tempo que celebra duas paixões dos brasileiros, a Copa do Mundo e o eterno presidente Juscelino Kubitschek. O acervo da mostra é composto por lendo reportagens de jornais e revistas, vídeos, programas de rádio e objetos da época da conquista da Copa do Mundo da Suécia, em 1958, com acesso interativo.

A presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek, neta de JK, saudou Agnelo e destacou detalhes da mostra. “Nosso presidente tinha fama de pé quente e foi durante o governo dele que o Brasil conquistou sua primeira Copa. O governo de JK inspirou não só Brasília, mas o Brasil, e projetou o país além de sua fronteiras. Em seu tempo,  vivemos um dos períodos mais férteis de nossa história “, afirmou.

Para o governador Agnelo, prestigiar a inauguração da mostra foi importante, especialmente no momento que antecede a reinauguração do Estádio Mané Garrincha. Ele também ressaltou a importância histórica e o legado do ex-presidente. “JK se mostrou um campeão e recuperou a autoestima e a esperança dos brasileiros”, disse.

Após a abertura oficial da mostra, o governador foi conhecer a área digital da exposição. Em seguida, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, do vice-governador Tadeu Filippelli, dos secretários Ugo Braga (Comunicação) e Roberto Wagner (Conselho de Governo), do administrador de Brasília, Messias de Souza, e dos deputados distritais Chico Vigilante e Wellington Luiz, ele se reuniu com Anna Christina, com o esposo dela, o empresário Paulo Octavio, e com a filha de Juscelino Kubitschek, Maristela Kubitschek.

A exposição

A mostra JK e o Brasil Campeão tem uma réplica da Taça Jules Rimet. Além do material histórico, ela é composta por uma tela touch screen de 77 polegadas (177 cm x 110 cm) que será montada como uma mesa, no centro do hall de entrada do Memorial. Nela, até quatro pessoas poderão interagir com o material disponível. O menu está organizado em seis itens: filmes, fotos, imprensa, rádio, álbum “Ano de Ouro do Esporte Brasileiro” e correspondências. São mais 54 itens que retratam a emoção do Brasil com a conquista da sua primeira Copa do Mundo

A mostra, que será encerrada em 21 de agosto, insere o Memorial JK na programação da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014, ocasiões em que turistas internacionais e visitantes brasileiros virão à capital e poderão conhecer o valioso acervo do eterno presidente.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore