Revitalização do Shopping Popular agora é uma realidade

O deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB, visitou o Shopping Popular de Brasília na manhã de hoje (18), juntamente com o vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, o coordenador de Cidades, Francisco Machado, o diretor do Detran-DF, José Bezerra, o administrador do Cruzeiro, Sabino de Vasconcelos, entre outras autoridades de governo e os feirantes, que se reuniram em massa para ouvir o governo sobre a revitalização do local que está em curso.

Tadeu Filippelli explicou todo o caminho trilhado pelo Governo do Distrito Federal para revitalizar o Shopping Popular de Brasília, sendo que o primeiro passo foi dado ainda na campanha, quando ele e o governador Agnelo Queiroz, apoiado pelo deputado Chico Vigilante, foi ao local e se comprometeram com os feirantes a mudar a realidade deles, uma saga de mais de cinco anos de abandono e descaso.

Segundo o vice, tudo está sendo feito com muita atenção e respeito aos feirantes, mas dentro da legalidade, o que acaba atrasando o andamento do processo. O primeiro passo, por exemplo, foi a placa publicitária pedida pela categoria e instalada pelo governo na frente do Shopping Popular sem nenhum custo para os feirantes. Filippelli explicou que só isso levou seis meses para ser feito por conta do Iphan que demorou a liberar.

Depois foi feita a obra de sistema viário para os exames de motos, em seguida a estrutura as Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e da Adasa na antiga Rodoferroviária. “Precisamos agora fazer a consolidação, mas até o fim do ano serão dados passos muito importantes nessa consolidação”, explicou Filippelli.

Equipamentos públicos para atrair gente

As obras do BRB estão a todo vapor no local. A agência ocupa uma área de 360 metros dentro do Shopping popular, uma estrutura voltada para o Cruzeiro e Sudoeste, região que também atenderá. O presidente do banco, Paulo Evangelista, esteve no Shopping bem cedo e visitou a construção junto com Chico Vigilante e o diretor de Atendimento e Distribuição, Alair Vargas.

Um posto de Detran também será instalado no Shopping Popular para a realização de vistoria de veículos, além de uma Unidade do Na Hora, cuja negociação está em curso. A obra do Detran será feita com uma verba e mãos de obra da Terracap. Segundo Filippelli, foi feito um acerto do governo com a Terracap neste sentido já que uma licitação demandaria em muito mais tempo. Segundo o vice, o procedimento adotado pelo GDF em relação ao Shopping Popular é o mesmo que foi feito na Feira dos Importados. “Para se ter uma ideia, hoje uma loja na Feira dos Importados é mais cara do que dentro de shopping”.

O vice, acompanhado do deputado e demais autoridades, caminhou pelo local juntamente com os feirantes e visitou as obras do BRB. O presidente do banco, Paulo Evangelista, e o diretor de Atendimento e Distribuição, Alair Vargas, foram ao local mais cedo a convite de Chico Vigilante. Segundo ele, o BRB tem como principal medida atender os feirantes e os servidores do governo que trabalharão no local, além de também atender a vizinhança, mas, sobretudo fomentar o comércio no Shopping Popular com o objetivo de avivar o local e gerar lucro e rentabilidade para os feirantes. O banco abrirá uma linha de crédito especial para atender os feirantes.

“Nós implodimos esse sistema”

O deputado Chico Vigilante relembrou as batalhas que este governo vem enfrentando desde o início, depois de ter herdado uma cidade entregue às moscas e a máquina completamente falida. Chico citou ainda os enfrentamentos que o GDF tem feito para colocar o DF nos trilhos, e usou como exemplo o sistema de transporte público, quando o governo decidiu já na campanha não aceitar nenhum tipo de apoio do setor e mudar este panorama que transformou o transporte público num dos maiores gargalos do DF.

“Nós implodimos esse sistema e estamos terminando a licitação”, disse Chico. Depois de um longo caminho, o GDF entregará os primeiros ônibus novos em julho deste ano e a outra parte em dezembro num sistema de integração com o metrô. São ônibus adaptados, polui 180 vezes menos e são de altíssima qualidade.

“Mas para mim o que foi mais especial foi o fato de este governo, essa aliança Agnelo Queiroz (PT) e Tadeu Filippelli (PMDB), tirar o DF das páginas policiais. Eu trabalho 24 horas para que essa aliança permaneça por mais quatro anos”, destacou Vigilante.

Em relação ao Shopping Popular, Chico foi taxativo: “O que vocês precisam é de gente para comprar o produto de vocês e garantir a lucratividade que os ajudarão a manter suas famílias”, definiu o deputado. E completou: “E isso, não tenham dúvida, este governo está fazendo e essa visita de hoje não é parar dourar nenhuma pílula, é para dizer a verdade para vocês, como foi dita pelo vice-governador Tadeu Filippelli. Este governo não promete, faz”.

A presidente da Associação do Shopping Popular, Edilene Ferreira (a Galega), alertou os feirantes para tomarem cuidados com pessoas do passado que dominaram o Shopping e exploraram os comerciantes, loteando os boxes. “E ainda tentam dominar o ambiente com a velha prática, crendo na impunidade”, disse ela. “Estou muito feliz neste momento, com esta atitude do governo em estar aqui presente. Essa visita reforça nossa esperança e a certeza de que todos os compromissos serão cumpridos”, destacou Galega.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore