Mostra em Londres destaca "pai do modernismo" Edouard Manet

'Manet: Portraying Life' fica em cartaz na Royal Academy de Londres entre 26 de janeiro e 14 de abril - Foto: BBC

A Royal Academy of Arts apresenta a primeira grande exposição na Grã-Bretanha dos retratos do artista francês Edouard Manet. Com mais de 50 quadros, a exposição reúne obras de coleções públicas e particulares da Europa, Ásia e Estados Unidos.

Manet é visto como um dos fundadores da arte moderna. Suas imagens da vida nas cidades europeias do século 19 tiveram uma grande influência entre os impressionistas.

O artista rejeitava as técnicas e os temas convencionais da arte acadêmica, acreditando que “uma pessoa tem que pertencer ao seu próprio tempo e pintar o que vê”.

Essas ideias, consideradas radicais na época, deram a Manet a reputação de revolucionário, apesar de ele se ver como um seguidor dos antigos mestres da pintura.

Os críticos de arte o atacavam, mas os artistas da vanguarda parisiense o admiravam.

A exposição Manet: Portraying Life (Manet: Retratando a Vida, na tradução livre) fica em cartaz na galeria principal da Royal Academy de Londres entre 26 de janeiro e 14 de abril e alguns dos quadros expostos podem ser vistos no site da galeria (www.royalacademy.orgb.uk).

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore