Artesãos do DF em feiras de todo o Brasil

Artesãos do Distrito Federal poderão ter mais facilidade na comercialização de suas mercadorias. O ministro da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, afirmou nesta quarta-feira (10) à deputada Eliana Pedrosa e ao vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, que o governo federal prepara ações para atender artesãos de todo o Brasil, com promoção de feiras estaduais e nas 12 sedes da Copa do Mundo de 2014.

 Uma das ideias, já para este ano, é promover uma grande feira natalina em São Paulo, com a participação de artesãos de todo o Brasil. A retomada da tradicional Feira dos Estados, realizada por anos no DF, também está em pauta. Para a deputada Eliana Pedrosa, incentivar a produção e comercialização do artesanato é fundamental para o crescimento da renda familiar. “Muitas mães vivem e tratam suas famílias com a renda do artesanato. Valorizar e dar condições de trabalho ao artesão é ajudar a fazer do DF um lugar melhor”, afirmou.

 Outra proposta em estudo pelo ministro Guilherme Afif é ofertar caminhões aos Estados para que os artesãos possam transportar suas mercadorias pelas férias do Brasil. Eliana Pedrosa, que foi secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, lembrou ao ministro que no DF os artesãos já contam há anos com caminhões para este fim.

 MEI

Transformar o artesão em Micro Empreendedor Individual (MEI) é outro desafio da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Para isso, é preciso incentivar ainda mais a regularização e a saída da informalidade. “É uma etapa importante, pois assim que saírem da informalidade um mundo novo de benefícios se abre. E fica mais fácil fazer a mercadoria rodar pelo Brasil e até mesmo pelo Mundo”, disse o ministro Guilherme Afif.

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore