Rollemberg inaugura reservatórios de água potável do Noroeste

Foto: Tony Winston/Agência Brasília Governador inaugura reservatórios de água potável do Noroeste
 O Centro de Reservação de Água Potável do Setor Noroeste foi inaugurado, na tarde desta segunda-feira (18), pelo governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado pelo presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Maurício Luduvice, pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres, e pelo presidente substituto da Terracap, Carlos Artur Hauschild.

Dois reservatórios vão reforçar o abastecimento da região. A obra, bancada com recursos da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), custou R$ 4,8 milhões e foi retomada pela atual gestão. Cada um dos tanques tem capacidade para 2,5 mil metros cúbicos e mede 21,31 metros de diâmetro e 7,47 metros de altura.

Localizados entre a Estação de Tratamento de Água de Brasília e o Autódromo Internacional Nelson Piquet, as estruturas — que juntas armazenam 5 milhões de litros — serão capazes de beneficiar 40 mil habitantes, quando ocorrer a ocupação total da região. Hoje, a Associação de Moradores do Noroeste contabiliza 8 mil moradores.

Compromisso ambiental
“É importante destacar que os recursos da Terracap no Noroeste são de mais de R$ 20 milhões, que inclui a rede de esgoto e tratamento. Essas obras são prioritárias e um compromisso do nosso governo com a questão ambiental”, afirmou o governador. Ele destacou ainda que esse tipo de investimento em infraestrutura é fundamental para Brasília, sede do 8º Fórum Mundial da Água, em 2018.

O presidente da Caesb acrescentou que os trabalhos vão além do quesito infraestrutura: “Eles também produzem renda e emprego. E só conseguimos implementar esses investimentos com o apoio do governo local”.

A construção do centro — paralisada no governo passado — foi retomada pela gestão atual em fevereiro de 2015. “Era uma grande reivindicação da população. Com esses reservatórios, damos garantia de abastecimento para a fase final de ocupação do Noroeste”, esclareceu o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres.

Para o presidente da Associação de Moradores do Noroeste, Luiz Alberto Martins Bringel, o planejamento da infraestrutura para o futuro é importante para o desenvolvimento da região: “Isso vai propiciar um fornecimento com melhor qualidade e regularidade, que é fundamental para o bem-estar da população”.

Água tratada
O abastecimento é feito com água tratada, oriunda do Sistema Produtor Santa Maria/Torto, dentro do Parque Nacional de Brasília. A purificação ocorre na Estação de Tratamento de Brasília, logo ao lado.

Após a inauguração, o governador e demais autoridades visitaram a estação. Eles passaram por diferentes setores e conheceram o funcionamento do espaço, criado em 1960 e totalmente reformado em 2016, tornando-se automatizado.

A área é responsável pelo tratamento de água das Asas Norte e Sul, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Lagos Norte e Sul, Paranoá, Itapoã e Jardim Botânico.

Também participaram do evento o administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco; os diretores de engenharia da Caesb, Marcos Mello, de Suporte ao Negócio, Fábio Albenaz, e de Operação e Manutenção, Walter Lucio Barros; e o gerente de Engenharia da Terracap, Carlos Leal. Informações Agência Brasília.

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore