Obama alerta: é preciso “consertar a política”

 

Em seu último discurso sobre o Estado da União, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apontou distorções do sistema eleitoral e defendeu a necessidade de “consertar a política” norte-americana. “O futuro que queremos – oportunidades e segurança para nossas famílias; a melhoria do nível de vida; e um planeta pacífico e sustentável para nossos filhos – tudo isso está ao nosso alcance. Mas isso só acontecerá se trabalharmos juntos. Isso só vai acontecer se pudermos ter debates racionais, construtivos”, afirmou no Congresso americano, em discurso que começou por volta das 21 horas (0 hora de quarta-feira de Brasília) e durou pouco mais de uma hora. “Isso só vai acontecer se consertarmos nosa política.”

Bastante aplaudido, Obama ressaltou que uma política melhor não significa que todos devem concordar sobre todos os temas. “Este é um grande país, com diferentes atitudes e interesses. Esse é um dos nossos pontos fortes”, disse. “Mas a democracia exige laços básicos de confiança entre os seus cidadãos. Ele não funciona se pensarmos que as pessoas que discordam de nós estão todas motivadas por malícia ou que os nossos adversários políticos são antipatrióticos […] Nossa vida pública murcha quando apenas as vozes mais extremadas chamam a atenção. Acima de tudo, a democracia falha se a pessoa comum sente que sua voz não importa.”

Arrependimento – Ao apontar distorções do sistema eleitoral, o americano considerou que são muitos os americados que acreditam que suas regras são manipuladas para favorecer os mais ricos e poderosos. “É um dos poucos arrependimentos da minha presidência: que o rancor e a desconfiança entre os partidos tenham se agravado. Sem dúvida um presidente com o talento de Lincoln ou Roosevelt poderia ter construído mais pontes, e eu garanto que vou continuar tentando ser melhor enquanto ocupar a presidência.”

Em plena temporada eleitoral nos EUA, Obama reconheceu que “as expectativas do que vamos conseguir este ano são baixas”. No entanto, o presidente afirmou que seguirá lutando para reformar o “falido” sistema de imigração, para “proteger” os cidadãos da violência das armas de fogo e o aumento do salário mínimo. O discurso do Estado da União ocorre todos os anos no Congresso e é transmitido em cadeia nacional de TV e rádio. É um dos eventos mais importantes no calendário político dos Estados Unidos. Informações Estadão/EFE

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore