Chico cobra agilidade da Terracap na doação de terrenos para de Clínicas da Família e uma UPA

Empenhado em ajudar a melhorar a saúde pública do DF e dar mais agilidade aos atendimentos, já que Brasília e região é sobrecarregada com as demandas do Entorno, o deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB na CLDF, se reuniu na manhã de hoje (25), com o diretor financeiro da instituição, Marcelo Galimberg, diretor Administrativo e Financeiro, Israel Brandão, e Débora Cecília, diretora de Atenção Primária à Saúde, da Regional de Santa Maria, na sede da Terracap. Na pauta da reunião, a agilização da doação de terrenos pela Terracap ao GDF para construção de Clínicas da Família e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Santa Maria.

Os lotes foram anteriormente selecionados e separados em reunião anterior entre o parlamentar, a equipe de saúde com o presidente da Terracap, Antônio Lins, e a diretoria técnica do órgão.

Inicialmente foram separados cinco lotes, sendo que um dia deles já foi doado ao governo, restando, portanto, quatro: na CL 107m, lt I; CL 109, Lt D, CL 213, lt A e AC 117, conj A, Lt 01, sendo que este último consegue adequar sete equipes do Programa Saúde da Família. Cada equipe tem capacidade para atender 4 mil pessoas, o que representaria um mega desafogamento do Hospital Regional de Santa Maria, cuja demanda do Entorno é referente a cerca de 70% dos atendimentos, de acordo com o coordenador de saúde do HRSM, doutor Valério.

Débora Cecília demonstrou preocupação com os recursos para a construção das Clínicas da Família e da UPA por conta do prazo de apresentação dos terrenos no Ministério da Saúde, mas, ainda segundo a médica, a grande dificuldade era mesmo “a falta de terreno para a saúde em Santa Maria”, explica ela.

O deputado Chico Vigilante tranquilizou a diretora. Segundo Chico, a liberação dos terrenos é o mais importante neste momento. “Conseguindo a liberação das áreas, nós vamos conversar e conseguir com o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, que construa, independentemente dos recursos do Ministério da Saúde”, afirmou o parlamentar.

Ficou decidido que a aprovação dos quatro lotes será feita nesta quarta-feira, na reunião ordinária de Diretoria da Terracap.  As clínicas da Família e a UPA atenderão além dos oradores de Santa Maria, a comunidade vizinha, entre elas o Ribeirão Porto Rico.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore