Secretário de Estado dos EUA está em Paris para reafirmar combate ao terrorismo

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, chegou esta noite a Paris para simbolizar a “relação forte” entre os EUA e a França e expressar a “determinação” dos dois aliados em lutar contra o terrorismo.

No âmbito da visita, que não foi anunciada com antecedência por motivos de segurança, John Kerry “reafirmará o compromisso dos Estados Unidos numa relação forte com a França”, disse o seu porta-voz, John Kirby. O chefe da diplomacia dos EUA viajou a Paris a partir de Antalya, na Turquia, onde participou da reunião de cúpula do G20.

John Kerry vai se reunir com o seu colega francês, Laurent Fabius, e, segundo o porta-voz, Kirby, os EUA e a França vão “continuar lutando contra o extremismo violento aqui [França] e em todo o mundo”.

Kerry, que já viajou mais de 20 vezes à França desde que é secretário de Estado, manifestou no sábado – de forma emotiva e em francês – a solidariedade de Washington para com o seu “mais velho aliado”, classificando os atentados de “atos abomináveis e maléficos”.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris (13), que causaram pelo menos 129 mortos.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência dos episódios de violência que o Presidente François Hollande classificou como “ataques terroristas sem precedentes no país”.

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore