Advogados elegem Juliano Costa Couto para a OAB-DF

Juliano Costa Couto é o novo presidente da  Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), seccional DF, para os próximos três anos. Contando com o apoio da atual direção da entidade, o advogado teve 8.397 votos. Em segundo lugar, ficou Délio Lins e Silva Júnior, com 5.301 votos. Paulo Roque teve 3.572 votos.

A nova diretoria conta ainda com  Jacques Maurício Ferreira Veloso de Melo (Secretário-Geral); Cleber Lopes de Oliveira (Secretário-Geral Adjunto); e Antonio Alves Filho (Tesoureiro). O novo presidente da CAA/DF será o advogado Ricardo Alexandre Rodrigues Peres, sendo o vice-presidente Pedro Anísio de Aguiar Sabo Mendes.

Para o Conselho Federal foram eleitos Carolina Louzada Petrarca, Felix Angelo Palazzo, Ibaneis Rocha Barros Jr., Manuel de Medeiros Dantas, Marcelo Lavocat Galvão e Severino de Sousa Oliveira.

VOTAÇÃO

Parte da L4 Sul, no sentido Norte, e vias do Setor de Clubes Sul, em Brasília, tiveram congestionamento nesta segunda-feira (16), durante as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF). A votação aconteceu no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB).

A previsão da OAB era de que 31 mil profissionais participassem do pleito. A disputa envolve três chapas e já houve registro de confusão, com agressões físicas durante debate na semana passada.

Segundo testemunhas, o percurso entre a área central de Brasília e o local de votação demorava em média 40 minutos no fim da manhã. Houve casos de participantes do processo que disseram perder mais tempo no trajeto.

O mesário Antônio Carlos Pontes saiu do Sudoeste às 11h30 e chegou ao local às 14h. “OAB tem que repensar esse acesso. Por sorte, como sou mesário, consegui estacionar dentro do estacionamento interno.”

A advogada aposentada Inácia Martins dos Santos disse não saber quanto tempo perdeu no caminho. “Foi horrível. Não tenho ideia [do tempo no trânsito], mas que deu para estressar, deu. Minha filha me jogou aqui na porta e eu saltei. É muito desorganizado aqui.”

Advogados no Centro Internacional de Convenções de Brasília durante eleição da OAB-DF (Foto: Marianna Holanda/G1)Advogados no Centro Internacional de Convenções de Brasília durante eleição da OAB-DF
(Foto: Marianna Holanda/G1)

A advogada Raquel Ferraz demorou 20 minutos caminhando, de saia e salto alto, para chegar ao local de votação. Ela classificou o trânsito de “caótico” e criticou a falta de opção de transporte até o espaço. “E o advogado que não tiver carro? Eu estou reclamando, mas pelo menos tenho carro e pude chegar aqui”.

O advogado Augusto Teles diz que participa pela quarta vez de uma eleição da OAB. Ele afirmou que o antigo local de votação era mais apropriado. “Era muito melhor quando era no Nilson Nelson. Levei 40 minutos para chegar aqui.”

A assessoria de comunicação da OAB disse que a escolha do CICB foi feita pela comissão eleitoral, com o objetivo de dar “mais conforto aos advogados”. Segundo a Ordem, a categoria reclamou de falta de estacionamento em anos anteriores eles, quando a votação acontecia no ginásio Nilson Nelson, às margens do Eixo Monumental.

A organização do pleito disponibilizou vans saindo do ginásio para o centro de convenções. Na volta para o Nilson Nelson houve fila. Qualquer advogado com carteirinha da OAB podia usar o transporte.

Os três candidatos que concorrem à presidência da Ordem no DF são Paulo Roque (chapa OAB Independente), Juliano Costa (chapa Somos Mais Ordem) e Délio Fortes (chapa Pró-advogado). Para votar, o advogado deveria levar carteira oficial da OAB e prestação da Ordem em dia. A previsão da organização era de que o resultado sairia por volta das 19h. Com informações do G1.

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore