Mães do Distrito Federal se reuniram na manhã deste domingo (15) em um restaurante de Águas Claras e realizaram um ”mamaço” contra as críticas sobre amamentação em locais públicos. O protesto reuniu 10 mulheres junto com os filhos.
“Amamentar é natural e essencial para a vida. As mães podem alimentar seus filhos na hora em que elas quiserem. As pessoas devem respeito à mulher que se expõe por amor ao seu bebê”, explica a mulher de 18 anos.
A estudante Elaine Alves, de 28 anos, foi uma das participantes do protesto. Ela conta que já sofreu preconceito por amamentar o filho em locais públicos. “As pessoas são hipócritas. No Brasil é super normal ver mulher pelada na televisão e também no Carnaval. Muitas vezes, até mulheres olham estranho quando estou amamentando em um shopping, por exemplo.”
Internet
Nas redes sociais, no início de novembro, um grupo de mães fez um protesto virtual após uma mulher publicar em uma rede social que amamentar em público é coisa “de pobre”. Diversas fotos com mães amamentando os filhos em shoppings, restaurantes e até praias foram postadas com a hashtag #PobreFazendoRiquisse.
“Pobre fazendo pobrice! Vai em um bairro nobre, ou em um restaurante fino, para você ver se encontra mulher com o peito para fora? Jamais! Elas levam mamadeira! Como eu fazia! Ou no mínimo colocam uma fraldinha para tapar o peito! Isso se chama bom senso! Essa ridícula aí tá querendo aparecer”, diz um trecho das mensagens. (G1)