O Congresso foi realizado com a presença de 56 dos 95 delegados aptos a votar e por unanimidade elegeu Toninho à presidência do partido. Participaram do encontro filiados do Plano Piloto e das diversas cidades satélites do DF, como Ceilândia, Planaltina, Sobradinho, Santa Maria, Gama, Samambaia, São Sebastião e Brazlândia.
“Ocupar a presidência do PSOL nesse momento de intensas lutas e mobilizações populares impõe grandes desafios para os socialistas. Ao mesmo tempo, traz oportunidades para o crescimento de nosso projeto de construção de uma sociedade socialista, livre e democrática, enraizado em nossas cidades do entorno e representando os anseios da população”, ressaltou Toninho.
O encontro debateu conjuntura distrital e nacional e deliberou ainda sobre uma série de resoluções programáticas, apontando para uma política de enfrentamento aos governos de Rollemberg e Dilma, contra o ajuste fiscal e a retirada de direitos dos trabalhadores e contra a ascensão conservadora e os retrocessos que vêm sendo manobrados pelo Congresso Nacional.
Além da nova direção do partido no DF, o encontro também elegeu os delegados que participarão da etapa nacional do Congresso, a ser realizada nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, em Brasília/DF.