Da Agência Brasil
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou hoje (28) que as famílias desalojadas e desabrigadas por causa das chuvas no estado deverão voltar para casa até o fim de semana.
Segundo a Defesa Civil, 1.542 famílias estão desabrigadas e 594, em abrigos públicos em todo o estado. Com o predomínio do sol nos últimos dias, o nível dos rios baixou, e as famílias estão retornando para suas casas. Para os próximos dias, não há previsão de chuva.
Mais de 177 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas chuvas intensas, queda de granizo, enxurradas e inundações em 132 municípios gaúchos. Passa de 42 mil o total de casas atingidas.
O Ministério da Integração Nacional já reconheceu situação de emergência em 66 municípios e repassou 22,2 mil kits de ajuda humanitária para o estado. O material inclui cestas de alimentos, kits de higiene pessoal, colchões, produtos de limpeza e dormitórios. O investimento é de quase R$ 2 milhões.
Em Porto Alegre, a cheia histórica que atingiu o Lago Guaiba durante 18 dias chegou ao fim hoje (28), informou a prefeitura.