
A chegada de cerca de 15 mil manifestantes, segundo estimativas da polícia, às barreiras montadas por policiais na Avenida Alberto Craveiro, em Fortaleza, uma das vias de acesso ao Castelão, acabou em correria e muita confusão nesta quarta-feira. Pelo menos 500 policiais se postaram a três quilômetros do Castelão para impedir que a manifestação contra os gastos com estádios para a Copa das Confederações e Copa do Mundo se aproximasse do estádio. Quando os manifestantes tentaram furar o bloqueio, foram reprimidos com força. Bombas de efeito moral, balas de borracha e spray de pimenta foram usados para dispersar os manifestantes. Por enquanto, não há informações de feridos.
Antes de chegar às barreiras policiais, o protesto estava pacífico, com gritos de “Sem violência” e cartazes contra a presidente Dilma Rousseff. Mais cedo, o clima de tensão se misturava com a irreverência típica do nordestino. Enquanto ajeitava a formação, um soldado disse para o outro ao seu lado:
— ‘Vambora’ fechar. Só pode passar mulher bonita.
Brasil e México jogam às 16h no Castelão. Uma vitória deixa a seleção com a classificação às semifinais encaminhada. Infrmações de O Globo.