247, com Agência Senado – A Comissão Parlamentar de Inquérito do Assassinato de Jovens aprovou, nesta quarta-feira (19), a realização de viagem a Manaus (AM) para investigar o aumento do número de homicídios na capital amazonense. O pedido foi apresentado pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que lembrou a ocorrência na cidade de 35 assassinatos, sendo 24 de jovens, em apenas um fim de semana.
A Polícia Civil do Amazonas solicitou à Justiça mais de dez pedidos de prisão de suspeitos que podem ter envolvimento com a série de assassinatos, de acordo com delegado Ivo Martins. Na segunda-feira (17), completou um mês da onda de violência que assustou a população amazonense.
Após a série de assassinatos, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) montou uma força-tarefa que investiga se os crimes têm relação com a morte de um policial ou se foram cometidos por facção criminosa que atua na capital.
A CPI também aprovou a realização de audiência pública para discutir os homicídios cometidos pela Polícia Militar. Deverão ser convidados representantes do Movimento Mães de Maio, formado por mulheres que perderam filhos de forma violenta, em consequência de ações do Estado.
Também devem participar da audiência representantes do Instituto Igarapé, que atua em políticas sobre drogas, na segurança cidadã e na cooperação internacional; e da Anistia Internacional, responsáveis pelo relatório “Você Matou Meu Filho – Homicídios Cometidos pela Polícia Militar na Cidade do Rio de Janeiro”.
A audiência foi marcada para 19h30 da próxima segunda-feira (24).