A Secretaria de Transparência do Distrito Federal informou nesta segunda-feira (10) que vai fazer uma auditoria para investigar o preço da construção de um banheiro público na Feira dos Importados por R$ 146 mil – o dobro do valor de compra de um apartamento de dois quartos pelo programa Morar Bem no Riacho Fundo II. A obra foi anunciada no Diário Oficial da terça passada e prevê a obra em uma área de de 57,75m².
O pedido de investigação foi feito pelo administrador da região, José Tenório, que determinou a paralisação das obras até a conclusão do processo. Procurado pelo G1, ele não quis comentar o assunto. A secretária de Transparência e Controle, Vânia Vieira, lembrou que é rotina de sua pasta analisar processos e que o administrador agiu de forma cautelar ao adiantar o pedido de apuração.
De acordo com Vieira, se for constatada alguma irregularidade, “pediremos as correções dos problemas e adequação à lei”, conforme explicou.
Banheiros
Os feirantes organizaram um abaixo-assinado com 500 nomes para pedir a construção. Para o banheiro masculino, estão previstos dois boxes com vaso sanitário, três mictórios e três pias com bancada de granito. Para o feminino, quatro boxes com vaso, três pias e uma bancada para fraldário. Para o de deficiente, vaso e pia.
“Estamos construindo um banheiro com material de primeira qualidade, porque eu não posso construir um banheiro para daqui a pouco ter uma reforma em cima dele”, falou na época o administrador do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), José Tenório.
Apesar se ser público, a Administração do SIA informou que quem vai cuidaria da manutenção do novo banheiro seria a Feira dos Importados. Atualmente já existe uma situação parecida no local. O único banheiro fica dentro da feira. À noite, os portões se fecham e a população fica sem acesso. Com informações do G1.