Do G1 DF
O governo do Distrito Federal anunciou nesta sexta-feira (19) que fechou uma parceria com o Sebrae para capacitar moradores de regiões carentes a se tornarem empreendedoras. A previsão é que o projeto atenda 10 mil interessados e ofereça 15 mil horas de consultoria até 2017. A iniciativa custará R$ 4 milhões, pagos pela organização, sem ônus para o GDF.
Uma das medidas será religar totens do Sebrae em 17 administrações regionais e em outros locais em que os objetos estejam desligados. Eles contam com informações importantes para o microempreendedor de maneira objetiva, possibilita a inscrição em cursos gratuitos e a emissão e o pagamento do boleto de microempreendedor individual (MEI).
De acordo com dados do Sebrae, o Distrito Federal tem 80 mil microempeendedores, dos quais 7.536 recebem o Bolsa Família e serão priorizados. Os locais a serem contemplados são Brazlândia, Ceilândia, Fercal, Gama, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Setor Complementar de Indústrias e Abastecimento (SCIA), Sobradinho, Sobradinho II e Varjão.
Dois servidores em cada administração deverão ser treinados e estar disponíveis para auxiliar no uso dos totens. Segundo o governo, eles também deverão ajudar no diagnóstico das vocações econômicas das regiões, pois outra frente do projeto inclui o Sebrae entregar ao governo, até dezembro, as causas do baixo Índice de Desenvolvimento Humano delas e o que os moradores de cada uma preferem.
A parceria prevê ainda a organização dos cursos nos auditórios das administrações regionais para que os interessados não tenham que se deslocar até o Plano Piloto, por exemplo. Servidores do GDF que lidam com finanças também atenderão a cursos.