Um fóssil encontrado por um agricultor na Província de Hebei, na China, causou estranhamento na comunidade científica internacional. Os estudos mostram que o animal, que teria “asas de morcego”, pertence à família de dinossauros Scansoriopterygidae e viveu há cerca de 160 milhões de anos na Terra.
A espécie descoberta pelo Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados (IVPP), da Academia Chinesa de Ciências, foi batizado de Yi qi, ou “asa estranha”, em chinês, foi descrita na edição da semana passada da revista científica “Nature”.
![]() |
---|
Concepção artística do dinossauro recém-descoberto Yi qi (Foto: Dinostar Co. Ltd/Divulgação) |
O dinossauro que, pesava 380 gramas, tinha dentes e era onívoro, tem uma estrutura que nunca foi observada antes, e as suas asas peculiares podem ajudar no entendimento das técnicas de voo que os animais usavam no período em que as aves modernas nasceram.
O animal possui características não encontradas em outros dinossauros, mas que se parecem com animais que voam ou planam, como morcegos e esquilos-voadores. Em entrevista à “Nature”, o paleontólogo Thomas Holtz Jr, da Universidade de Maryland, afirmou que o dinossauro estava levantando mais questões do que respondendo.
“Esse é um dos animais mais estranhos que eu já vi em registros de fósseis”, declarou.