
Mangabeira Unger apresentou as diretrizes prioritárias do governo federal e colocou-se à disposição para colaborar na definição das estratégias do Distrito Federal em relação às nacionais. O ministro lembrou, por exemplo, a prioridade máxima da agenda do governo federal: educação de qualidade e para todos. “É preciso que a educação seja voltada a competências que vão além do currículo escolar”, pontuou. O tema alegrou o secretário de Educação do DF, Júlio Gregório. “É com muita felicidade que ouvimos esta proposta de parceria”, vibrou. “Temos que lutar para a reformulação dos currículos”, defendeu Gregório.
O ministro Mangabeira Unger também ressaltou a importância de iniciativas destinadas ao empreendedorismo, com foco nas micro e pequenas empresas inovadoras. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Paulo Salles, comentou que a agenda do governo, nesse sentido, está bem desenvolvida. “Vamos incentivar a vanguarda tecnológica no DF”, afirmou.
Entorno
Outro tema discutido foi a relação entre o Distrito Federal e o Entorno. “Há uma carência de infraestrutura urbana e mobilidade gravíssima nessa área”, destacou Rollemberg. O governador disse que essa é uma pauta urgente e políticas voltadas para a região têm sido articuladas com o governo de Goiás e com a Presidência da República.
A segurança pública, a situação da saúde, o projeto do Parque Tecnológico do DF, a questão ambiental, os incentivos para empreendedores e o turismo na cidade também estiveram na pauta da reunião. Ao final, os gestores definiram uma agenda de novos encontros e combinaram formar um grupo de trabalho intergovernamental nas áreas de educação e tecnologia.