PF prende quatro pessoas em operação que apura irregularidades em instituições de ensino

 

A Polícia Federal de SC deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Ponto Final, que apura supostas irregularidades em licitações envolvendo o Instituto Federal Catarinense (IFC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária, cinco de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva nas cidades de Santa Rosa do Sul, Sombrio, Luzerna e em Florianópolis. Os prejuízos financeiros com as irregularidades não foram divulgados pela PF.
A investigação desenvolvida pela Delegacia de Polícia Federal de Criciúma identificou duas empresas, que seriam controladas pelo mesmo grupo criminoso e teriam sido usadas para fraudar procedimentos licitatórios nas duas instituições de ensino. Haveria, ainda, conivência de servidores, responsáveis por orientar as licitações.
Cerca de 35 policiais federais participaram da operação, visando o cumprimento dos mandados expedidos pela Justiça Federal. A Polícia iniciou as investigações a partir de denúncias, em outubro de 2013, que apontavam supostas irregularidades nas licitações firmadas no IFC, campus de Sombrio. No entanto, com o aprofundamento das investigações, constatou que a fraude vinha sendo feita também em outros campus do Instituto, e também na UFSC.
O que dizem as instituições de ensino

 

A UFSC informou, via assessoria de imprensa, que não vai se manifestar por enquanto porque ainda não teve acesso ao que a investigação aponta.
Já o IFC emitiu uma nota oficial sobre o assunto. Confira na íntegra:
A Reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC) informa, que mediante as denúncias de irregularidades em licitações apontadas pela Operação Ponto Final veiculadas na imprensa, foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) ainda neste 14 de abril.
Nota Oficial Luzerna
O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna recebeu na manhã desta terça-feira a visita de agentes da Polícia Federal, que cumpriram mandado de busca e apreensão de um processo licitatório para análise e apuração de sua legalidade. A direção-geral do campus informa que está contribuindo com a investigação, e coloca-se à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento. O IFC Luzerna voltará a se manifestar assim que os autos do processo forem repassados à instituição.
Nota Pública Santa Rosa do Sul
Nesta terça-feira o Instituto Federal Catarinense – Caâmpus Santa Rosa do Sul recebeu a visita de autoridade da Polícia Federal que apreendeu o Processo Administrativo nº 23354.000522/2013-20, correspondente à contratação, pelo pregão eletrônico n° 19/2013 daquele campus. O Processo se encontra na Polícia Federal para análise. O Campus Santa Rosa do Sul prestou todas informações requeridas e continua colaborando com as investigações.

 

DIÁRIO CATARINENSE

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore