Professor quer revolucionar a edução por meio do YouTube

 Tácila Rubbo, Comunique-se

A educação no Brasil é um dos principais assuntos discutidos nos diversos painéis que acontecem durante a Campus Party Brasil 2015. Até o fim do século passado, as escolas nacionais adotavam modelos tradicionais de ensino, mas com os avanços tecnológicos alcançados pelo início da era digital o aprendizado ganhou novos modelos e sentidos.

Na quarta-feira, 4, o palco Sol recebeu o professor Ivys Urquiza, que falou sobre o novo conceito de sala de aula e de aprendizado, por meio de projetos educacionais desenvolvidos na plataforma do YouTube. De acordo com ele, a “internet mudou os modelos didáticos e gerou a possibilidade de sair da caixa”.

Atualmente, “o mundo é a sala de aula”. Assim, segundo o palestrante, surge o conceito de flipped classroom, ou sala de aula invertida. “Antigamente, o aluno ia para a sala de aula para sair com dúvidas. Agora, a ideia é que os alunos levem as questões até o professor. Esta é a revolução da educação, a possibilidade de criar um ambiente onde o aluno quer estar”.

urquiza

Professor Ivys Urquiza no Palco Sol, “Cada um tem seu modo de ensinar e seu
modo de aprender. Aqui acontece a colisão disso” (Imagem: Tácila Rubbo)

O professor é um dos contribuintes do projeto “Youtube Edu”, iniciativa do Google a da Fundação Lemann, que conta com mais de 15 mil vídeos educacionais que abordam diversas disciplinas. “Onde todas as informações são confiáveis e o aluno pode escolher seu modelo preferido de aula e acessar a qualquer momento. Personalizando seu modo de aprender”. Urquiza explicou que todos os professores que colaboram para o canal passaram por uma curadoria, sem preconceito de métodos didáticos.

Canal Física Total
Além do projeto “Youtube Edu”, Urquiza possui o canal “Fícica Total”, em que publica videoaulas, onde dá dicas e tira dúvidas dos estudantes. Ele contou que a ideia surgiu em 2013, a pedido de seus alunos de terem acesso às informações da disciplina por meio de outras plataformas. Hoje, a conta totaliza mais de 96 mil inscritos e mais de dois milhões de visualizações.

Quando trata dos desafios a serem superados e das possibilidades na produção de conteúdo para plataforma online, são levantadas as questões de investimento, tempo, prática e espírito empreendedor. Urquiza afirmou que nesses quesitos “nada supera o talento” e convidou os colegas de profissão e os campuseiros presentes a participarem da “revolução” educacional.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore