Do G1
O Sindiserviços, que representa 70 mil trabalhadores terceirizados, também confirmou o recebimento dos pagamentos. Os 250 funcionários que prestam serviços de limpeza e que estavam em greve na Papuda retornaram ao trabalho pela manhã, depois que o GDF repassou o valor devido para as empresas. A previsão é que o dinheiro caia na conta dos trabalhadores até o fim do dia.
Os professores também afirmam terem recebido os salários de janeiro, com exceção do 13º dos aniversariantes do mês, que devem ser depositados na segunda parcela de fevereiro.
Salários parcelados
O plano de parcelamento de salários do GDF estabelece que todos os servidores recebam no quinto dia útil, mas só até o valor limite de R$ 9 mil. Quem tem vencimento acima dessa faixa recebe o “excedente” ao longo do mês, de acordo com a faixa salarial. O calendário se aplica a toda a folha de pagamento, exceto pelos profissionais da segurança pública, que são pagos diretamente pelo Tesouro Nacional por meio do Fundo Constitucional do DF.
As parcelas excedentes serão pagas nos dias 15, 24 e no último dia de cada mês. Segundo o GDF, as datas são estratégicas e se seguem aos dias de grandes repasses tributários da indústria e do comércio. “Nenhuma data é aleatória. Programamos tudo de acordo com a previsão de entrada de recursos”, afirmou o secretário de Fazenda, Leandro Colombini, ao anunciar o plano.