Juiz aceita denúncia contra PMs e decreta prisão

Os policiais acusados da morte da atendente de telemarketing Haíssa Vargas Motta, de 22 anos, em 2 de agosto de 2014, já são réus no processo do juiz Glauber Bitencourt Soares da Costa, da 1ª Vara Criminal de Nilópolis, que aceitou nesta terça-feira a denúncia feita pelo Ministério Público. O prazo de defesa é de 10 dias.

Na decisão o juiz ressalta que ‘é dever do poder judiciário assegurar às testemunhas a tranquilidade necessária para que compareçam a juízo livre de qualquer temor’ O magistrado destacou que, apesar dos réus terem sido afastados do policiamento ostensivo, a medida é insuficiente para assegurar a livre colheita de provas. Por isso, decidiu decretar a prisão preventiva dos réus.

O soldado Marcio José Watterlor Alves, autor dos disparos contra o veículo onde a vítima estava, e o cabo Delviro Anderson Moreira Ferreira, que conduzia a viatura, responderão pelo crime de homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e recurso que dificulta ou impossibilita a defesa).

Já a Polícia Militar informou que, ao todo, quatro PMs serão submetidos a Conselho Disciplinar e podem ser expulsos da corporação por conta do fato. Além dos denunciados pelo MP, os cabos Gutemberg de Carvalho Gomes Junior e Carlos Henrique Ribeiro Furtado, que participaram da perseguição em outra viatura, também vão responder ao procedimento.

Marcio José Watterlor Alves, que afirmou em depoimento ter disparado pelo menos seis vezes contra o HB20 onde a vítima e outros quatro ocupantes estavam, disse ainda que a outra viatura que apoiava a ação chegou a disparar ao menos uma vez contra o grupo.

No entanto, após analisar o laudo da perícia, a Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) constatou em seu relatório final que o disparo citado teria pego no meio-fio. Já os tiros que partiram da arma do soldado, além de atingir Haíssa nas costas, ficaram retidos em alto-falantes do veículo, salvando a vida dos outros ocupantes. No depoimento dado à DHBF, Marcio disse também que atirou após ouvir “de dois a três estampidos vindo da direção do veículo HB20 e de uma moto”. Informações de O Dia.

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore