Aconteceu o previsto. O GDF não tem dinheiro para pagar os salários atrasados dos servidores, graças ao “apagão de gestão” da administração do petista Agnelo Queiroz. O novo governo chegou a garantir o pagamento para o próximo dia 8, mas hoje recuou.
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) garantiu, hoje (03), que estão sendo feitas gestões junto ao governo federal para conseguir recursos pagar os salários.
Antes de sair, o então governador Agnelo Queiroz prometeu pagar os salários atrasados. Só que tal promessa não foi cumprida. Os trabalhadores da saúde, da educação e policiais militares reformados estão sem receber horas extras, o 13º salário e as diferenças salariais.
Em nota divulgada hoje, a Agência Brasília, a o órgão de comunicação do GDF fez um esclarecimento:
“A Agência Brasília errou ao informar que o pagamento dos salários dos servidores do Governo do Distrito Federal está garantido para 8 de janeiro, uma vez que isso depende das condições orçamentárias e financeiras. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão reitera que será feito o possível para que os servidores com salários em atraso recebam o que lhes é de direito o quanto antes.”
Programa Anual de Plantio de Árvores é lançado
Paralelo as dificuldades para pagar os salários atrasados, o GDF começou hoje o Programa Anual de Plantio de Árvores 2015. Serão plantadas mais de 27,2 mil mudas de espécies nativas do Cerrado. O governador Rodrigo Rollemberg ajudou a plantar algumas, entre elas de ipê-amarelo, uma das preferidas dele. “Nosso objetivo é que todo o Distrito Federal seja arborizado.”
A operação de “retomada da autoestima da capital federal”, como classificou o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Hermes de Paula, começou no Parque de Uso Múltiplo das Sucupiras (Sudoeste). Até o fim do mês, o local terá recebido 500 mudas. Em seguida, o governador deu início ao plantio em Ceilândia, nos Setores O e R, que ganharão mil exemplares só em janeiro.
As mudas vieram dos viveiros da Novacap. Além dos ipês-amarelos, serão plantados ipês-roxos, ipês-brancos, ipês-amarelos peludos, gonçalos-alves, pombeiros, aroeiras-brancas e landins, entre outras espécies nativas.
Também participaram do plantio o vice-governador, Renato Santana, e os secretários do Meio Ambiente, André Lima; de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco; de Educação, Júlio Gregório; e de Esporte e Lazer, Leila Barros.