Do R7
O GDF (Governo do Distrito Federal) autorizou o remanejamento de R$ 1 bilhão entre secretarias para o pagamento de faturas em atraso de empresas que mantêm contrato de prestação de serviços com o governo. Os recursos serão retirados de obras e serviços que não podem mais ser executados este ano e repassados a Secretaria de Administração Pública.
A autorização de repasse dos recursos aconteceu depois que o governador Agnelo Queiroz assinou um decreto no dia 24. Segundo o GDF, atualmente, existem dezenove folhas de pagamento em atraso. Médicos, professores e funcionários terceirizados estão com pagamentos do décimo terceiro salário pendente.
O governo prometeu que dará uma resposta às empresas nesta terça-feira (30). O presidente do SEAC/DF (Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário e Serviços Terceirizáveis do Distrito Federal), Antônio Rabello, diz que, além do atraso no pagamento de faturas, que se arrasta desde agosto, as empresas estão agora preocupadas com a folha de dezembro, que deve ser paga até o quinto dia útil de janeiro.
– As empresas estão endividadas, sem recursos para bancar os compromissos. Amanhã é o último dia útil do ano e o último dia útil de atual administração do GDF. Mesmo que o dinheiro que o GDF deve caia na conta, o dinheiro só poderá ser movimentado no dia 02. Será um fim de ano sem festa para os trabalhadores.