A prefeitura de Aparecida de Goiânia disponibilizou um aplicativo para facilitar o acesso a vacinação à idosos acima de 85 anos de idade e profissionais de Saúde que atuam no município. A Prefeitura estruturou dois postos de imunização no modelo drive-thru e três postos fixos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso e Jardim Olímpico.
Nessas unidades, a vacinação só é realizada mediante agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. Nos drives continha livre demanda. A ferramenta funciona gratuitamente para usuários da plataforma Android, os outros para os outros sistemas podem acessar via site da Prefeitura de Aparecida.
“O aplicativo ‘Saúde Aparecida’ já realizava o agendamento de exames RT-PCR. Agora, aumentamos as possibilidades da ferramenta e é possível também agendar a vacinação contra a Covid-19. Além disso, ampliamos o acesso. Antes, apenas celulares com sistema Android podiam baixar o aplicativo. Hoje, qualquer celular ou computador com internet pode acessar as funções do canal”, explica o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.
O gestor destaca que o aplicativo não foi pensado apenas para auxiliar no enfrentamento à pandemia: “É uma inovação que veio para ficar e modernizar ainda mais o serviço de Saúde ofertado em nossa cidade. A ideia é irmos agregando diversos outros serviços da nossa rede municipal, como o agendamento de consultas e exames em geral”.
A coordenadora de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Loanny Moreira, detalha: “O ‘Saúde Aparecida’ funciona de forma simples e intuitiva. Dividimos o uso do app em duas etapas: a primeira consiste no download do aplicativo em si e a segunda é o cadastro pessoal. Para se cadastrar é necessário ter em mãos o CPF e o Cartão SUS de Aparecida de Goiânia. Oriento também que quem já tenha o aplicativo instalado, faça a atualização”.
Em Águas Lindas de Goiás um projeto de lei do Vereador Rogemberg Barbosa no mesmo sentido foi aprovado antes da pandemia, mas nunca foi levado a frente, o vereador foi reeleito e agora junto aos novos gestores possa fazer valer essa lei.