Obama diz que Faixa de Gaza não pode estar isolada do mundo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira (6) em Washington que os habitantes da Faixa de Gaza precisam de “esperança” e não podem permanecer por mais tempo isolados do mundo.

“Não tenho qualquer simpatia pelo Hamas, mas tenho simpatia pelas pessoas comuns que sofrem em Gaza”, disse Obama, destacando que o objetivo a curto prazo é ampliar o cessar-fogo após várias semanas de um sangrento conflito.

Obama ressaltou seu apoio aos esforços do Egito em estabelecer um cessar-fogo de longo prazo entre Israel e os palestinos e disse que é importante garantir que a trégua de 72 horas que está em vigor na Faixa de Gazaseja mantida.

O presidente também falou sobre o desenvolvimento de uma “fórmula” que garanta à Israel que a Faixa de Gaza não será mais usada pelo Hamas para o lançamento de foguetes que cruzam a fronteira, enquanto também ajude a aliviar as dificuldades da população em Gaza, que sofreu pesadas baixas civis no recente conflito.

Obama ainda falou que os Estados Unidos continuarão a trabalhar para levar as negociações adiante e sugeriu que o líder da Autoridade Palestina, que governa a Cisjordânia, desempenhasse um papel nas conversas.

Cessar-fogo
Uma autoridade sênior do Hamas que está no Egito disse nesta quarta que não houve acordo entre os israelenses e palestinos sobre a prolongação da trégua de 72 horas que está em vigor na Faixa de Gaza. Autoridades egípcias disseram que as negociações para uma trégua duradoura em Gaza ainda estavam em andamento.

A trégua entrou em vigor às 8h desta terça-feira (2h, pelo horário de Brasília) e duraria 72 horas. Esta pausa encerrou um mês de confrontos entre Israel e o Hamas, em que 1.875 palestinos morreram, incluindo 430 menores de idade e 243 mulheres, de acordo com o ministério palestino da Saúde. No lado israelense morreram 64 soldados e três civis. (G1)

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore