O senador americano Rand Paul fez um discurso de quase 13 horas para tentar travar a nomeação de John Brennan como novo diretor da CIA. O republicado não concorda com a escolha do presidente Barack Obama. A estratégia, conhecida como filibuster, não é tão incomum no Senado dos Estados Unidos. As informações são do The New York Times.
Rand Paul, senador pelo Estado de Kentucky, começou a falar perto do meio dia de quarta-feira e só deixou o microfone quando o relógio já marcava quase 1h da manhã desta quinta-feira. Durante 12 horas e 52 minutos ele não foi ao banheiro e até comeu enquanto seguia com o discurso.
Durante a longa fala, ele criticou o nome indicado para a CIA por Obama por apoiar o uso dos chamados drones, as aeronaves comandadas à distância e que estão sendo usadas contra terroristas em território inimigo.
Apesar do esforço, Paul é apenas o novo senador a ficar mais tempo discursando na história da Casa. Quem lidera a lista é o senador Strom Thurmond’s, que falou por 28 horas em 1957 sobre direitos civis.
No entanto, segundo o jornal The New York Times, nem sempre os longos discursos são pautados apenas pelo assunto em questão. Há quem já tenha lido a lista telefônica ou declamado a “Declaração da Independência”. Informações do Terra.