Caos do campo ao porto

O Globo

SINOP, LUCAS DO RIO VERDE (MT), CAMPO GRANDE (MS), OURINHOS (SP), PARANAGUÁ  (PR) e RIO – O Brasil parece não gostar de exportar soja. As dificuldades de  levar o grão do campo ao porto vão muito além da afamada fila de caminhões nos  terminais portuários. Acidentes e mortes em estradas federais esburacadas,  propina, falta de armazéns e burocracia nos portos deixam um prejuízo de R$ 6,6  bilhões por ano ao país, segundo especialistas.

Repórteres do GLOBO percorreram a principal rota da soja, de Lucas do Rio  Verde (MT) a Paranaguá (PR), e constataram o caos logístico, como mostra a série  de reportagens “Celeiro em xeque”. Na boleia de um caminhão com 37 toneladas do  grão, os obstáculos, até os mais triviais, ganham uma proporção do tamanho da  safra recorde de 82 milhões de toneladas, prevista para este ano.

Para levar um dos produtos que mais recursos traz ao país — o complexo da  soja briga com o minério de ferro pela liderança nas exportações —, um exército  de caminhoneiros vive a duras penas, com dificuldades até de atender a  necessidades básicas, como dormir e tomar banho. A infraestrutura precária faz  com que 15% do frete da soja sejam gastos com pneus e manutenção, muito acima da  média mundial de 3%.

No fim das contas, ao vender uma saca de 60 kg de soja, o produtor recebe o  equivalente a apenas 35 kg. O resto do dinheiro fica no caminho, pois o Brasil  optou pela pior, mais cara e poluente via de transporte para longas distâncias:  as rodovias. Pelas estradas seguem 82% da safra de soja, percentual muito acima  dos EUA, onde os caminhões levam 25% da produção.

Carentes de armazéns, os produtores brasileiros liberam a safra ao mesmo  tempo, entupindo as estradas e ficando à mercê das cotações do dia. Já o milho  terá prejuízo estimado em R$ 1,4 bilhão com o caos logístico este ano,  totalizando R$ 8 bilhões em perdas para o país quando somado à  soja

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore