EUA dizem que entrada de tanques russos na Ucrânia é inaceitável

Do G1

Os Estados Unidos condenaram nesta sexta-feira (13) a entrada de tanques russos em território da Ucrânia e afirmaram que os separatistas no leste do país adquiriram armas e equipamentos militares da Rússia.

O fato foi denunciado nesta quinta pela Ucrânia, que disse que uma coluna de blindados, entre os quais três tanques e várias peças de artilharia, cruzou a fronteira vindos da Rússia.

A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Mari Harf, especificou os modelos dos veículos militares, em entrevista a jornalistas.

“Nos últimos três dias, um comboio de três tanques T-64, vários BM-21, múltiplos lançadores de foguetes e outros veículos militares crusaram a fronteira da Rússia para a Ucrânia perto da cidade ucraniana de Snizhne”, disse.

“Isso é inaceitável”, acrescentou. “Se a Rússia não conseguir apaziguar a situação, isso trará custos adicionais”.

Um vídeo na Internet mostrou os tanques, que foram avistados em um local de mobilização no sudoeste russo, passando por várias cidades no leste da Ucrânia, disse ela.

“A Rússia irá afirmar que estes tanques são das forças ucranianas, mas nenhuma unidade ucraniana de tanques tem operado naquela área”, declarou Harf. “Estamos certos de que vieram da Rússia”.

Ela disse que vários lançadores de foguetes, que estavam no mesmo local de mobilização, foram vistos atravessando a cidade ucraniana de Luhansk.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, afirmou em comunicado divulgado nesta sexta que está preocupado “com os relatos de que gangues armadas pró-Rússia estão adquirindo armas pesadas da Rússia, incluindo tanques russos”.

“Isso marcará uma séria escalada da crise no leste da Ucrânia”, afirmou.

“Foram atacados por nossas forças militares (…) Parte da coluna foi destruída”, assegurou nesta quinta em entrevista coletiva Arsen Avakov, ministro do Interior da Ucrânia, citado pela imprensa local.

Avakov explicou que três tanques foram detectados e atacados pelas forças leais a Kiev quando avançavam rumo à cidade de Gorlovka. “Estamos em pleno combate”, acrescentou.

Já a Rússia disse nesta sexta que veículos blindados ucranianos cruzaram a fronteira com a Rússia e foram interceptados por guardas de fronteira.

O novo presidente da Ucrânia, Petro Porochenko, falou com seu colega russo, Vladimir Putin, na quinta-feira sobre o assunto, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, abordou as preocupações com o chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou Harf.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore