Taguatinga, a casa dos brasilienses na FIFA Fan Fest

Com 56 anos e mais de 200 mil habitantes, Taguatinga é a cidade brasilense escolhida para sediar a Fifa Fan Fest, evento oficial da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™, que acontece no Taguaparque a partir de 12 de junho. Importante região administrativa, a cidade é financeiramente sustentável e possui comércio consolidado que atrai públicos de todo o Distrito Federal.

Uma comunidade que tem vida própria: revelou talentos como o poeta premiado, Antônio Garcia Muralha Somos, e Leila Barros, jogadora de vôlei que morou na cidade até os 17 anos e declara, com orgulho, que Taguatinga é seu porto seguro. “Foi o inicio da minha paixão pelo vôlei e onde comecei a dar meus primeiros toques. Tenho certeza de que as pessoas da cidade vão dar uma aula de educação e alegria a todos que foram assistir à Copa do Mundo.”

Taguatinga apresenta vasta área de lazer, como o parque Taguaparque, o Parque Saburo Onoyama, a Praça do D.I, a Praça do Relógio e dois Shoppings (Taguatinga Shopping e Alameda Shopping), sendo ainda, a  única do DF com biblioteca pública para portadores de deficiência visual (Biblioteca Braille Dorina Nowill), localizada na CNB 12, com mais de duas mil obras catalogadas em braille, além de quinhentas em áudio.

O comércio de rua em Taguatinga também é outra característica consolidada. A Avenida Comercial Norte, com oito quilômetros de extensão, concentra estabelecimentos diversificados: lojas especializadas em áreas do varejo dividem espaço com bancos, prédios residenciais e casas. No final da Comercial Norte, encontra-se um complexo de lojas especializadas na venda por atacado, conhecido como Mercado Norte.

A cidade ainda oferece uma estrutura sólida para o atendimento de saúde. São três hospitais particulares – Hospital Anchieta (Taguatinga Norte), Hospital Alvorada (Pistão Sul) e Hospital Santa Marta (Taguatinga Sul) -, além do público HRT – Hospital Regional de Taguatinga (Taguatinga Centro). Para garantir a segurança, os moradores contam com opções de policiamento, entre elas, a 21° Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul), a 12º Delegacia de Policia (Taguatinga Centro) e a 17° Delegacia de Polícia (Tagutatinga Norte).

Taguatinga é síntese de brasileiros de diversas regiões do país que vieram construir a capital federal, plantaram suas raízes e ajudaram a consolidar um espaço de convivência diferente do Plano Piloto, na área central da capital. José Fernandes Ferreira e Esperdith Maria de Freitas Ferreira são a expressão do perfil de pessoas que fizeram Taguatinga, ele de Salinas (MG) e ela de Patos (PB). Há 51 anos, constituíram família e viram os quatro filhos crescerem. Todo o sustento dessa unidade famíliar veio da própria cidade, onde o patriarca exerce, até hoje, a profissão de serralheiro.  Dona Esperdith, aos 76 anos, conta que “não falta trabalho, e essa é outra marca de Taguatinga.”

O casal não é o único que expressa o sentimento de alegria com a Fan Fest. Jairo Brod, paranaense de Toledo, foi o primeiro morador do DF a começar, em abril, a decoração da rua onde mora, na QND 21. Líder comunitário, ele organiza na região a divulgação de campanhas de vacinação e a matricula de crianças nas escolas. Além disso, plantou as árvores que ficam no Pistão, rua de acesso ao Taguaparque, e organiza torneios de futebol entre as crianças da quadra.

“A seleção é o patrimônio imaterial do povo brasileiro, ela nos distingue das outras nações. A Fan Fest aqui é uma prova de que o nosso governo valoriza e reconhece Taguatinga”, afirma o torcedor Jairo ao explicar a sua motivação e orgulho.

Milson Ferreira, 43 anos, industriário, nasceu na cidade e já deixou tudo preparado para assistir aos jogos no Taguaparque.  Ele, a esposa e os três filhos compraram vários assessórios e vão juntos a Fan Fest motivados pelo sentimento de “estarem unidos com outras pessoas, de vitória, de ver o Brasil ganhar”.

Taguaparque será o endereço oficial da comemoração dos jogos da Copa para os brasilienses, que poderão contar, além da transmissão das partidas, com shows e interações com o público, por meio de uma estrutura preparada pelo Governo do Distrito Federal. E um sentimento é unânime entre os taguatinguenses: “quando cantarmos o hino nacional e a bola começar rolar, o patriotismo emerge, porque queremos ver a Seleção campeã”, afirma Milson Ferreira.

 Serviço

Parque Taguaparque

Pistão Norte de Taguatinga, Taguatinga

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore