Centro-direita lidera apuração de votos para o Europarlamento

Da France Presse

A apuração dos votos da eleição para o Parlamento Europeu começaram em Dublin, na Irlanda, neste domingo (25) (Foto: AP)A apuração dos votos da eleição para o Parlamento Europeu começaram em Dublin, na Irlanda, neste domingo (25) (Foto: AP)
saiba mais

A centro-direita lidera as apurações das eleições para o Parlamento Europeu, que começaram na última quinta-feira e terminaram neste domingo (25), informou a agência de notícias Reuters. Os partidos têm até agora 211 cadeiras dos 751 assentos do Europarlamento, segundo projeções oficiais. Os socialistas ficam em segundo, com 193 cadeiras, seguidos pela extrema-direita, que aparece com 129.

Segundo as projeções da legislatura europeia, grupos centro-liberais aparecem com 74 cadeiras, os partidos verdes com 58 e a extrema-esquerda com 47. O candidato do Partido Popular Europeu e ex-premiê de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, clamou de imediato a autoridade da parte executiva da Comissão Europeia.

Na França, a ultradireitista Frente Nacional parece ter alcançado uma vitória histórica, conquistando entre 24% e 25% dos votos, à frente do partido de direita UMP (20% a 21%), segundo estimativas de cinco institutos de pesquisa.

Na terceira posição, o Partido Socialista, do governo, obteve entre 14% e 15% dos votos, sofrendo uma nova derrota eleitoral, após a das eleições municipais de março. Esta é a primeira vez que a Frente Nacional lidera uma eleição nacional e supera 20% dos votos. Segundo uma estimativa, a FN obteria entre 23 e 25 cadeiras no Parlamento Europeu; a UMP, entre 18 e 21; e o PS, 13.

Na Alemanha, os conservadores (CDU/CSU), da chanceler Angela Merkel, lideravam as apurações, apesar de um avanço do partido eurocético AfD e dos social-democratas do SPD, de acordo com pesquisas de boca de urna. Os conservadores da CDU/CSU tinham 36% dos votos (contra 37,9% em 2009), à frente do SPD, com 27,5% (contra 20,8 em 2009).

O novo partido eurocético alemão AfD, criado em 2013, recebia 6,5% dos votos, o que o permitiria entrar no Parlamento Europeu, segundo os primeiros números divulgados pela televisão pública alemã.

Segundo a agência de notícias Reuters, a participação nas eleições está estimada em 43,1%, segundo o site do Europarlamento. Os resultados oficiais devem sair na noite deste domingo.

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore