Por unanimidade, STJ confirma afastamento de Domingos Lamoglia

Por unanimidade, os ministros do STJ também decidiram, ontem, pelo afastamento de Domingos Lamoglia do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do DF durante o andamento da ação penal. Ele já não atua na Corte de contas desde dezembro de 2009, quando houve uma decisão administrativa do TCDF para afastá-lo. Mas ele continua a receber os salários. Se houve consenso com relação ao afastamento, os ministros se dividiram sobre a existência de indícios do crime de lavagem de dinheiro.
O relator, Arnaldo Esteves Lima, citou os R$ 135 mil encontrados na casa de Lamoglia durante uma operação de busca e apreensão como um indício da ocultação de valores. Ele votou pelo recebimento da denúncia pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A ministra Maria Thereza de Assis Moura, entretanto, afirmou que a denúncia é vaga e imprecisa em apontar o crime de lavagem e que nenhuma conduta de ocultação teria sido demonstrada.
A tese prevaleceu, já que oito dos 12 ministros que votaram derrubaram a acusação de lavagem. “Ficou bastante evidenciado que não houve ocultação ou tentativa de ocultação”, disse o ministro Napoleão Nunes Maia Filho. Informações do Correio Braziliense.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore