Tropas federais reforçam a segurança em Salvador

 

Correio da Bahia

Nesta quarta-feira (16), 6 mil homens das Forças Armadas designados para reforçar a segurança pública na Bahia começaram a chegar a Salvador. Por conta da greve dos policiais miliares e bombeiros, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto de Garantia da Lei e Ordem para a Bahia, que autoriza o emprego das Forças Armadas na segurança no Estado. Segundo o Exército, o número de homens pode chegar a 9 mil.

Os militares estão autorizados a realizar patrulhas, vistorias e prisões em flagrante. O comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima, assumiu o comando das operações e a Polícia do Exército (PE) está patrulhando as ruas.

(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

 

Os primeiros integrantes da Força Nacional desembarcaram no aeroporto de Salvador no final da tarde. Outros 2.500 homens das Forças Armadas vão chegar ao estado nos próximos dias. Segundo o general Racine, a maior parte das tropas ficará em Salvador devido ao grande contigente populacional.

Além da capital, as tropas do Exército já patrulham as ruas em Ilhéus, no Sul do estado, e estão prontas para atuar em Feira de Santana, Paulo Afonso, na região Nordeste, e Barreiras, no Oeste baiano.

O governador Jaques Wagner conversou com a imprensa sobre a greve dos policiais militares e bombeiros durante uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (16). Ele comentou a chegada das tropas federais: “Falei com a presidente Dilma e a população não ficará descoberta. Se necessário, vamos convocar mais homens para a segurança”.

(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Leia nota divulgada pelo Exército

Autorizado pela Excelentíssima Senhora Presidenta da República, o Exército Brasileiro empregará tropa federal, sob a coordenação da 6ª Região Militar, no Estado da Bahia. A Ação está prevista nos termos da Constituição Federal, Lei Complementar 97/1999 e no Decreto nº 3.897/2001, em caráter episódico e temporário, em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), para a preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio, em estreita coordenação com a Secretaria de Segurança Pública, atendendo à solicitação do governador do Estado.

As tropas federais do Exército sediadas no Estado já iniciaram as ações de patrulhamento ostensivo nas principais vias urbanas. Outras tropas especializadas do Comando Militar do Nordeste, sediadas em Recife-PE, Garunhus-PE e Maceió-AL, bem como tropas do Comando Militar do Sudeste, que integram a 12ª Brigada de Infantaria Leve – Aeromóvel, e do Comando de Aviação do Exército, em Taubaté-SP, iniciaram seus deslocamentos por vias aérea e terrestre, e já tem parte de seus efetivos em Salvador. A missão denominada “OPERAÇÃO BAHIA II” ocorrerá nas principais cidades do Estado e poderá contar com cerca de 8.000 militares, 150 viaturas e várias aeronaves da FAB e do Exército.

O Exército empregará os recursos operacionais militares necessários, garantindo a segurança da população enquanto permanecer a situação de greve da Polícia Militar do Estado da Bahia.

(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

 

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore