Da AFP
O primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, admitiu neste domingo (30) a derrota do Partido Socialista nas eleições municipais no país, uma “mensagem clara” dos eleitores “que tem de ser ouvida”.

As eleições “foram marcadas pela indiferença significativa dos que nos deram sua confiança em maio e junho de 2012”, quando os socialistas ganharam a presidência e o Parlamento.
“A mensagem é clara e tem de ser ouvida”, frisou Ayrault, em pronunciamento transmitido pela televisão.
Os observadores também apontam para uma mudança mais do que provável no governo nas próximas horas – para substituir Ayrault, ou alguns membros de seu gabinete.
Resultados provisórios das urnas mostram que a extrema-direita venceu em 13 cidades de mais de nove mil habitantes nas eleições municipais deste domingo, anunciou o ministro francês do Interior, Manuel Valls.
Dessas 13, a Frente Nacional (FN) levou 11. No primeiro turno, a FN se impôs em Henin-Beaumont e, neste domingo, conquistou entre outras cidades Béziers, Fréjus, Villers-Cotterets, Le Pontet, Beaucaire, Le Luc, Hayange, Cogolin e um dos distritos eleitorais de Marselha.