Justiça Argentina pede aos Estados Unidos a extradição de Nicolás Maduro (Foto: Reprodução)

Justiça Argentina pede aos Estados Unidos a extradição de Nicolás Maduro

Demanda é para que ele seja ouvido em um caso sobre crimes contra a humanidade

A Justiça da Argentina pediu aos Estados Unidos a extradição de Nicolás Maduro. A demanda desta quarta-feira (4) é para que ele seja ouvido em um caso sobre crimes contra a humanidade. Desde 2014, havia um mandado de prisão imediata contra o venezuelano e o ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, pelo Judiciário argentino.

“Em cumprimento à ordem emitida pela Câmara I do Ilustre Tribunal de Apelações em 23 de setembro de 2024, no processo nº 6, para deter e colher depoimento de Nicolás Maduro Moros (…) será expedida carta rogatória internacional aos Estados Unidos da América solicitando a extradição de Nicolás Maduro Moros (…) em conformidade com o Tratado de Extradição assinado entre a República Argentina e os Estados Unidos da América (…) para fins de seu processamento e em cumprimento às disposições do art. 294 do Código de Processo Penal Nacional”, destaca a ordem judicial.

A denúncia aconteceu em 2023 e foi feita por familiares de vítimas venezuelanas. Além disso, teve o apoio da Anistia Internacional.

No começo de janeiro, os Estados Unidos bombardearam a Venezuela e capturaram Nicolás Maduro e a esposa dele, Cilia Flores, em Caracas. Desde então, eles estão em um centro de detenção em Nova York, onde aguardam julgamento nos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, após o ataque, que a ofensiva ocorreu por causa do petróleo na região e os EUA administrariam o país até uma transição. Após a queda de Maduro, assumiu a vice-presidência do país, Delcy Rodriguez.

Fonte: Mais Goiás

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore