O distúrbio é caracterizado por crises recorrentes de vertigem, náuseas e perda de audição
Durante participação no “Angélica Ao Vivo”, na quinta-feira (30), o padre Fábio de Melo surpreendeu os convidados levando uma sobremesa sem açúcar. Em entrevista ao gshow, o pároco revelou que foi diagnosticado há seis anos com doença de Ménière e que os sintomas da condição melhoraram depois que ele cortou o ingrediente de sua dieta.
A doença é caracterizada por crises recorrentes de vertigem, náuseas, perda de audição e barulho no ouvido. Segundo o Manual MSD, acredita-se que a condição seja causada por uma quantidade em excesso do líquido que está presente no ouvido interno.
Os sintomas da doença de Mèniére incluem crises súbitas de vertigem incapacitante, geralmente acompanhadas de náuseas e vômitos. Antes e durante a crise, a pessoa pode sentir o entupimento ou pressão no ouvido afetado, sendo que a audição pode ficar comprometida após a crise de vertigem.
O diagnóstico é feito por exames de audição e ressonância magnética com contraste à base de gadolínio, segundo o Manual MSD. O tratamento inclui a prevenção de crises, limitando o consumo de sal, álcool e cafeína. O corte de açúcar da dieta, como fez Fábio de Melo, pode ser feito se houver necessidade. Uma avaliação com médico ou nutricionista é essencial para entender cada situação. Medicamentos como meclizina ou lorazepam para aliviar crises súbitas de vertigem.
Em alguns casos, procedimentos invasivos podem ser indicados, principalmente quando o paciente apresenta crises frequentes e incapacitantes. Esses procedimentos têm como objetivo a redução da pressão dos líquidos no ouvido interno ou a destruição das estruturas do ouvido interno responsáveis pela função do equilíbrio.
Fonte: CNN Brasil






