Venezuela e Guiana chegam a acordo na questão que envolve Essequibo

A reunião entre Nicolás Maduro e Irfaan Ali, presidentes da Venezuela e da Guiana, respectivamente, fez com que ambas as nações chegassem a um acordo na última quinta-feira (14). 

Nas últimas semanas, flertes do governo venezuelano com a possibilidade da anexação de Essequibo – território que é alvo de disputas há décadas e, desde o fim do século XIX, está sob controle guianense – fizeram com que as tensões entre os dois países escalassem.

O consenso em questão proíbe ameaças e o uso da força no conflito. Representantes diplomáticos das nações também se dispuseram a realizar um novo encontro no Brasil.

Recentemente, a Corte Internacional de Justiça decidiu que Caracas não pode anexar a região. O local corresponde a aproximadamente 70% do atual território guianense e é residência para cerca de 125 mil pessoas.

Dias depois, Maduro divulgou o que seria o “novo mapa” da Venezuela com Essequibo. “Imediatamente ordenei publicar e levar a todas as escolas, colégios, Conselhos Comunitários, estabelecimentos públicos, universidades e em todos os lares do país o novo mapa da Venezuela com a nossa Guiana Esequiba“, escreveu o presidente do país por meio de sua conta nas redes sociais.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore