Feliciano enfrenta hoje nova rodada de pressões para sair

O deputado-pastor Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, enfrenta nesta segunda-feira uma nova rodada de pressões para renunciar ao posto. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), prometeu na semana passada reunir os líderes partidários em uma reunião com Feliciano para pedir que ele deixe o cargo. Desde a chegada de Feliciano à presidência do colegiado, a comissão não consegue funcionar, já que os trabalhos são frequentemente interrompidos por manifestações contrárias ao parlamentar. O quadro deve ser usado como principal argumento pelo peemedebista e demais líderes partidários para convencer o deputado do PSC a abandonar a presidência da comissão.

Em diversas entrevistas, no entanto, Feliciano já deixou claro que não tem interesse em sair. O partido do congressista defende sua permanência, apesar dos seguidos protestos de defensores de direitos humanos, artistas, deputados e organizações internacionais. A bancada justificou a permanência de Feliciano com base em um histórico da aliança com o PT, que agora pressiona pela saída do pastor do cargo. Os dirigentes do PSC argumentaram que já apoiaram o PT em diversas eleições, incluindo a presidente Dilma Rousseff, em 2010.

Pesam contra Feliciano acusações de que ele teria praticado atos racistas em comentários na internet, além de declarações discriminatórias contra os homossexuais. Na semana passada, as lideranças cogitaram esvaziar a comissão, retirado as indicações feitas para compor o colegiado e, dessa maneira, inviabilizar os trabalhos, forçando Feliciano a renunciar. Os parlamentares concluíram, contudo, que a bancada evangélica, que apoia o pastor, teria numero suficiente de deputados para iniciar os trabalhos e deliberar sobre os assuntos que chegarem à comissão. Decidiu-se, então, pela reunião. (Veja, com Estadão Conteúdo)

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore