Incêndio no Parque Nacional de Brasília é controlado após 33 horas

incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília, na última segunda-feira (5), foi controlado por volta das 20h30 desta terça-feira (6), totalizando 33 horas de combate ao fogo. Foram destruídos 2.052,22 hectares de vegetação, uma área que corresponde a 2 mil campos de futebol, e é maior do que duas cidades do tamanho de Águas Claras, no Distrito Federal. Informações do G1 e TV Globo.

O parque tem, ao todo, 42.355,54 hectares. Ele foi criado em novembro de 1961 para proteger os rios que abastecem o Distrito Federal de água potável. Além disso, a mata contribui para o equilíbrio do clima.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mesmo com o fogo controlado, os brigadistas continuam monitorando a área. Além de evitar que as chamas voltem, eles fazem o trabalho de perícia, para tentar identificar as causas do fogo.

“O fogo deixa marcas”, diz o coordenador de prevenção a combate a incêndios do ICMBio, João Paulo Morita. De acordo com ele, ao seguir “as pegadas”, é possível chegar, até mesmo, aos responsáveis.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também participou do combate ao fogo. Nesta quarta-feira, seis viaturas e 45 militares ainda estavam envolvidos com o trabalho.

O ICMBio mobilizou outros sete carros equipados com tanques de água e 30 brigadistas para passar o feriado na região, a fim de evitar que o incêndio volte. O instituto também vai analisar imagens de satélite com alta resolução para ter a dimensão exata da área total do parque que foi consumida pelo fogo.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore