Saúde divulga edital de PPP para construção de hospital no Gama

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou ontem a minuta de edital da primeira parceria público-privada (PPP) da área da saúde. A iniciativa será responsável pela construção de mais um hospital no Gama e um centro de traumatologia na área do Hospital de Base (HBDF). Hoje, as empresas interessadas em participar da licitação poderão retirar o edital para conhecer o projeto. Em 14 de janeiro, o governo iniciará a abertura das propostas. A vencedora terá o prazo de 24 meses para concluir as obras e equipar as unidades.

Em contrapartida, o governo do DF deve pagar o equivalente a R$ 6,166 bilhões ao longo de 20 anos para a empresa parceira. À Secretaria de Saúde, caberá fornecer os medicamentos, profissionais de saúde e transporte de pacientes. “É como uma antecipação de um investimento. A empresa constrói e cuida da gestão administrativa e o governo assume novamente a gestão passados os 20 anos”, explica Pedro Cardoso, subsecretário de Logística e Infraestrutura da SES-DF. …

O novo hospital do Gama terá 486 leitos, sendo 342 para internação de adultos, 32 pediátricos e 110 para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com capacidade para atender 1,1 mil pacientes por dia. O edital do governo prevê a construção do hospital no setor industrial da cidade, em uma área de 53 mil m². Já a unidade de trauma nível I do HBDF contará com 184 leitos de internação, sendo 50 deles na UTI. Serão 20 mil m² de área construída, paralela à Rua das Farmácias. A secretaria espera que o novo centro atenda até 800 pacientes diariamente.

Exames

A empresa ou o consórcio vencedores terão ainda a tarefa de construir uma unidade com capacidade para processar 6 milhões de exames por ano e a central de laudos, com 32 subestações para os serviços de radiologia, ressonância e tomografia. “O objetivo é centralizar os exames realizados hoje na rede de saúde nesse local”, diz Cardoso. Outra exigência do governo prevista no edital é o investimento na rede de informática para garantir a integração entre as novas unidades e a atualização tecnológica.

Para o governador Agnelo Queiroz, o objetivo da PPP é alavancar investimentos e aumentar a capacidade do Estado de melhorar os serviços públicos na área da saúde. “Essa PPP será responsável pela estrutura física. Posteriormente, esses equipamentos públicos voltam à gestão do poder público. Isso é muito importante porque barateia os custos com edificação e manutenção, visto que esse trabalho será executado pela empresa privada”, afirmou ontem Agnelo, durante entrega de viaturas para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Informações do Correio Braziliense.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore