Esta é a primeira declaração do premiê de Israel desde que a oposição do país anunciou um novo governo de coligação. No mês passado, Netanyahu não conseguiu formar um novo governo após a quarta votação em apenas dois anos. O premiê israelense atacou o “perigoso governo de esquerda”, acusando ex-ministro da Defesa de Israel Naftali Bennett, o seu potencial sucessor, de “vender” a região do deserto de Neguev à Lista Árabe Unida – um partido político árabe.
Na quarta-feira (2), Yair Lapid, líder do maior partido de oposição de Israel, informou o presidente israelense Reuven Rivlin de ter conseguido formar uma coalizão governamental.
Yair Lapid foi escolhido em maio pelo presidente israelense para formar um novo governo depois que Netanyahu foi incapaz, após a votação de 23 de março, de formar o executivo no prazo estabelecido. Ao longo dos últimos dois anos, em Israel foram realizadas quatro eleições parlamentares, mas os partidos vencedores se mostraram incapazes de formar uma coalizão estável.