Morre o lendário Jofran Frejat, ex-secretário de Saúde do DF

 O lendário ex-secretário de Saúde, deputado e pré-candidato ao governo do Distrito Federal, em 2018, Jofran Frejat, morreu em função de um câncer no começo da noite desta segunda-feira O político tinha 83 anos e, segundo a família, foi diagnosticado com um câncer de pulmão, em setembro passado.

Jofran Frejat estava internado na UTI do Hospital Santa Lúcia, no Setor Hospitalar Sul. Ele ficou cerca de 20 dias internado. O político tinha quatro filhos. Uma delas, Graziela Frejat, disse que o pai “não respondeu bem à quimioterapia”. A doença progrediu em dois meses.  “Meu pai deu o maior exemplo de vida pra gente. Ele abdicou da vida particular para se doar ao povo”, disse Graziela.  Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre o sepultamento.

Quem foi Jofran Frejat 

Jofran Frejat nasceu em 19 de maio de 1937, em Floriano, no Piauí. Ele chegou ao DF em 1963, logo após se formar em medicina, no Rio de Janeiro. Na capital federal, foi quatro vezes secretário de Saúde, diretor do Instituto Médico Legal (IML) e secretário-geral do Ministério da Previdência.

Em 1987 foi eleito pela primeira vez deputado federal, cargo que ocupou por cinco mandatos. Frejat iniciou a vida política no PFL (atual DEM) e passou também pelo PP, PPB e PTB, antes de se filiar ao PR, em 2007.

Nas eleições de 2014, Frejat chegou ao segundo turno na disputa pelo Palácio do Buriti, mas perdeu a eleição para Rodrigo Rollemberg (PSB). Na ocasião, o médico recebeu 44,44% dos votos válidos.  Em 2018, como pré-candidato ao governo de Brasília, ele chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto. No entanto, desistiu de concorrer.

Aos 81 anos, à época, ele não divulgou publicamente o motivo da desistência. Aliados tentaram fazer com que Frejat reconsiderasse a decisão, no entanto, o político não voltou atrás.

A coligação que lançaria Frejat era composta por PR, PP, MDB e DEM. Em nota, um dos correligionários dele, deputado federal Laerte Bessa, disse que tentou de “todas as formas convencê-lo a permanecer na campanha”, mas que respeitava a decisão. “Essa foi uma decisão pessoal e teve o apoio da família”, disse Bessa naquele momento.

Após a vitória de Ibaneis Rocha (MDB), Frejat coordenou, a convite do governador eleito, o grupo designado para fazer um “raio-x” do sistema de saúde na capital. Ibaneis chegou a lamentar que Frejat anunciou não ter interesse em um novo cargo público. “Eu gostaria que [ele] assumisse, mas vai fazer parte do grupo”, disse Ibaneis, na época.

Frejat já havia sido cotado por Ibaneis para compor o “grupo de notáveis”, uma espécie de conselho formado por indicações políticas que se reunirá esporadicamente com a função de levar ao governador a “opinião da sociedade”, segundo o vice-governador eleito, Paco Britto (Avante), coordenador-geral do governo de transição.

Perda

O vice-governador do DF, Paco Brito, divulgou nota lamentado a perda de “um grande amigo”.

“Hoje perdi um grande amigo. E Brasília perde um grade homem de vida pública. Jofran Frejat me ensinou muito. Estivemos juntos em todas as campanhas das quais participei. Recebi a notícia da morte de Frejat com muita tristeza e rogo a Deus que o receba neste momento. Aos familiares, os meus mais sinceros sentimentos.”

Paco Britto
Vice-governador do Distrito Federal

 

Nota de pesar

Governador Ibaneis Rocha decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Jofran Frejat

“Jofran Frejat é um exemplo que eu segui e espero continuar seguindo na vida pública. Para mim, sempre foi um modelo de político.

Sua dedicação fez do Distrito Federal uma referência no tratamento da saúde pública. Foi deputado federal atuante, constituinte, enfim, um homem que dedicou sua vida ao serviço público.

Nos aproximamos na época da última eleição para governador, quando cheguei a abrir mão de minha candidatura para apoiá-lo, até que ele desistiu da disputa. Frejat deixa um legado de retidão e honestidade que deve servir de parâmetro a qualquer pessoa que pense em atuar na política e no serviço público.

Vai fazer uma falta imensa a todos nós”.

Governador do DF, Ibaneis Rocha,

 

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore