Vigilância Sanitária flagra exames irregulares de Covid-19 e apreende testes rápidos

Por G1 

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal flagrou, nesta quinta-feira (13), uma empresa clandestina que realizava exames do novo coronavírus em Águas Claras e Arniqueira. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram apreendidas seis caixas com 140 testes.

Conforme a Vigilância Sanitária, a empresa que oferecia serviço de teste rápido não possuiu licenciamento sanitário e nem autorização para exercer atividade no DF. Além disso, os veículos utilizados não foram inspecionados e não tinham o Certificado de Vistoria de Veículo (CVV).

No momento da abordagem, as vans estavam estacionadas em uma área pública e não realizavam os exames. No entanto, segundo o órgão de fiscalização, dentro dos veículos foram encontrados kits de testes rápidos, máquina de cartão de crédito e recibos de operação financeira.

Lixo hospitalar

A Vigilância Sanitária também encontrou lixo hospitalar, como luvas descartáveis, algodão e embalagens de teste de coronavírus armazenados inadequadamente. O caso foi registrado na 21ª Delegacia de Polícia de Taguatinga como “crime de infração de medida sanitária preventiva”.

A Secretaria de Saúde informou que os testes apreendidos “não serão reutilizados”. Conforme a pasta, parte do material foi encaminhado para a empresa que presta serviços de recolhimento do lixo hospitalar e o restante está com a Polícia Civil.

Segundo a gerente de Fiscalização da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé, a empresa não possui contrato com estabelecimento de resíduo hospitalar. Ela destaca ainda, que foram apreendidos 361 testes irregulares de junho até esta quinta.

Outra apreensão

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

No último final de semana, durante uma fiscalização no estacionamento de um hipermercado da Asa Norte, a Vigilância Sanitária encontrou outra empresa de testagem clandestina. Conforme o órgão, o grupo não tinha CNPJ e nem notas fiscais.

O responsável foi atuado e 117 testes apreendidos. De acordo com a Secretaria de Saúde, no mês passado, foram apreendidos 104 testes que eram aplicados em um drive-thru irregular, no estacionamento de uma igreja, em Taguatinga.

Segundo a gerente de fiscalização, os locais que funcionam ilegalmente com sistema de drive-thru não seguem os protocolos de segurança de combate ao coronavírus. “Por isso, é necessário realizar os exames em sistemas de drive-thru de laboratórios autorizados pela Vigilância Sanitária”, explica. Em caso de denúncia, o telefone é o 162.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore