Cirurgias eletivas estão suspensas na rede pública para aumentar número de leitos

Para aumentar oferta de leitos de UTI durante o pico da pandemia, a Secretária de Saúde do Distrito Federal suspendeu, a partir desta segunda-feira (29), as cirurgias eletivas feitas nos hospitais públicos de Brasília. A regra vale até o dia 10 de julho. Informações do G1.

A exceção, conforme a pasta, são as cirurgias oncológicas, cardiovasculares e os transplantes. O objetivo, de acordo com o governo, é reforçar o atendimento durante o pico da pandemia do novo coronavírus na capital federal.

A Secretaria de Saúde afirma que estudos epidemiológicos mostram que o pico da pandemia no DF será entre o final de junho e o início de julho (veja mais abaixo).

Até a tarde desta segunda-feira, a ocupação nos leitos de UTI na rede pública estava assim:

  • 63% de ocupação dos leitos de UTI reservados para pacientes com à Covid-19
  • 87% de ocupação dos leitos de UTI gerais

Pico da pandemia no DF

Cientistas estudam mutação do vírus da Covid-19 — Foto: Getty Images

Cientistas estudam mutação do vírus da Covid-19 — Foto: Getty Images

Segundo Ricardo Tavares, secretário adjunto de Assistência à Saúde, entre o final de junho e o início de julho haverá o maior número de casos de pacientes com Covid-19 no Distrito Federal. “A suspensão das cirurgias eletivas pretende acrescentar 14 leitos de UTI geral, reservados para esses procedimentos, ao atendimento da pandemia”, explica Tavares.

 Cirurgias suspensas

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, durante o período de suspensão dos procedimentos eletivos, as emergências continuarão funcionando normalmente, com os politraumatismo. Assim como os procedimentos que vão tratar vítimas de infartos e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Já as cirurgias consideradas de menor gravidade, como retirada de amígdala ou vesícula, serão remarcados para depois do dia 10 de julho, informa a pasta.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore