Sem reitores biônicos

Carlos Honorato (pontofinal@carloshonorato.com.br)

Enquanto nenhuma universidade brasileira está entre as 100 melhores do mundo, o presidente Jair Bolsonaro editou a MP 979, que dá poderes ao ainda ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomear “reitores biônicos” para as universidades e institutos federais, uma verdadeira agressão à autonomia universitária, garantida pela Constituição de 1988. Só que o sonho do ministro “guerrilheiro” de direita” durou pouco tempo. Além dos dos protestos, o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), devolveu a MP ao Palácio do Planalto por ser inconstitucional. A medida perderá a validade assim que for publicada no Diário Oficial da União.

 

 

Inabilidade

A inabilidade política do ainda governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), foi o estopim para a votação de 69 a 0 na votação do impeachment. A ameaça da distribuição de dossiês contra os deputados conseguiu unir PSOL, PSL, PT, Partido Novo, DEM e PCdoB. Depois da casa arrombada, Witzel quer se reunir com os deputados no Palácio Guanabara para apresentar sua defesa.

Ministérios

O governo de Jair Bolsonaro chega a 23 ministérios com a recriação da pasta das Comunicações para atender ao Centrão. Há quem diga que “caminhamos para os 40”, muito longe dos 15 prometidos durante a campanha eleitoral. Coisas da política.

Curiosidade

Por que só os militares aposentados falam tanto em golpe militar? A impressão que se tem é que o pessoal da ativa tem outro entendimento da história.

 

 

 

Bom exemplo

Apesar das dificuldades, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), dá um verdadeiro exemplo para o Brasil ao realizar o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais antigo do país. Um exemplo que deveria ser seguido pelo próprio governo Bolsonaro, que vem dando sinais de desprezo pela cultura do Brasil.

 

 

 

Ciro X Lula   

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-presidente Lula – já ensaia a candidatura proibida novamente –  estão cada vez mais distantes. Em entrevista à Folha, Ciro disparou: “Para o lulopetismo, é preciso que o Brasil sangre e pague o preço de não ter descido em Curitiba, destruído a Polícia Federal e tirado o Lula de lá e levado ele incensado para o poder. O Lula se corrompeu e está destruindo o PT”. 

Candidatíssimo

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, é cada vez mais candidatíssimo à reeleição. Pelas últimas negociações, a ideia do prefeito é fortalecer composição com o governador Ronaldo Caiado (DEM), que não esconde o apoio a Iris. 

Auxílio

Desembarcou na Câmara Legislativa um projeto do Executivo para beneficiar com auxílio financeiro emergencial motoristas e proprietários de veículos do transporte escolar e de turismo do DF no valor de R$ 1,2 mil durante dois meses. Só que os parlamentares acrescentaram emendas e incluíram os taxistas e motoristas de aplicativos entre os beneficiários. A medida dos deputados duplicou o custo do auxílio. E agora?

Sem IPVA  

Já circulam no Distrito Federal 426 veículos registrados como elétricos ou híbridos. Para aumentar essa frota, o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) quer a isenção de IPVA. O parlamentar já encaminhou ao secretário de Economia, André Clemente, uma minuta de projeto de lei que pretende acrescentar um dispositivo na Lei n° 6.466/2019, que “dispõe sobre os benefícios fiscais do IPVA.  

Justiça

Existe a previsão de que na próxima semana a Justiça Federal deve voltar a se pronunciar sobre a reabertura de atividades no DF. Há suspense sobre isso, pois as intervenções anteriores contrariavam o que vem sendo feito. Era bom valer a máxima de que em time que está ganhando não se mexe.

 

 

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore