Carlos Honorato (pontofinal@carloshonorato.com.br)
Enquanto nenhuma universidade brasileira está entre as 100 melhores do mundo, o presidente Jair Bolsonaro editou a MP 979, que dá poderes ao ainda ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomear “reitores biônicos” para as universidades e institutos federais, uma verdadeira agressão à autonomia universitária, garantida pela Constituição de 1988. Só que o sonho do ministro “guerrilheiro” de direita” durou pouco tempo. Além dos dos protestos, o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), devolveu a MP ao Palácio do Planalto por ser inconstitucional. A medida perderá a validade assim que for publicada no Diário Oficial da União.
Inabilidade
A inabilidade política do ainda governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), foi o estopim para a votação de 69 a 0 na votação do impeachment. A ameaça da distribuição de dossiês contra os deputados conseguiu unir PSOL, PSL, PT, Partido Novo, DEM e PCdoB. Depois da casa arrombada, Witzel quer se reunir com os deputados no Palácio Guanabara para apresentar sua defesa.
Ministérios
O governo de Jair Bolsonaro chega a 23 ministérios com a recriação da pasta das Comunicações para atender ao Centrão. Há quem diga que “caminhamos para os 40”, muito longe dos 15 prometidos durante a campanha eleitoral. Coisas da política.
Curiosidade
Por que só os militares aposentados falam tanto em golpe militar? A impressão que se tem é que o pessoal da ativa tem outro entendimento da história.
Bom exemplo
Apesar das dificuldades, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), dá um verdadeiro exemplo para o Brasil ao realizar o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais antigo do país. Um exemplo que deveria ser seguido pelo próprio governo Bolsonaro, que vem dando sinais de desprezo pela cultura do Brasil.
Ciro X Lula
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-presidente Lula – já ensaia a candidatura proibida novamente – estão cada vez mais distantes. Em entrevista à Folha, Ciro disparou: “Para o lulopetismo, é preciso que o Brasil sangre e pague o preço de não ter descido em Curitiba, destruído a Polícia Federal e tirado o Lula de lá e levado ele incensado para o poder. O Lula se corrompeu e está destruindo o PT”.
Candidatíssimo
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, é cada vez mais candidatíssimo à reeleição. Pelas últimas negociações, a ideia do prefeito é fortalecer composição com o governador Ronaldo Caiado (DEM), que não esconde o apoio a Iris.
Auxílio
Desembarcou na Câmara Legislativa um projeto do Executivo para beneficiar com auxílio financeiro emergencial motoristas e proprietários de veículos do transporte escolar e de turismo do DF no valor de R$ 1,2 mil durante dois meses. Só que os parlamentares acrescentaram emendas e incluíram os taxistas e motoristas de aplicativos entre os beneficiários. A medida dos deputados duplicou o custo do auxílio. E agora?
Sem IPVA
Já circulam no Distrito Federal 426 veículos registrados como elétricos ou híbridos. Para aumentar essa frota, o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) quer a isenção de IPVA. O parlamentar já encaminhou ao secretário de Economia, André Clemente, uma minuta de projeto de lei que pretende acrescentar um dispositivo na Lei n° 6.466/2019, que “dispõe sobre os benefícios fiscais do IPVA.
Justiça
Existe a previsão de que na próxima semana a Justiça Federal deve voltar a se pronunciar sobre a reabertura de atividades no DF. Há suspense sobre isso, pois as intervenções anteriores contrariavam o que vem sendo feito. Era bom valer a máxima de que em time que está ganhando não se mexe.